Dicas para quem vive criando expectativas e se frustrando

4min. de leitura

Você já deve ter notado que muitas das suas decepções provêm das expectativas que colocou em algo. Seja em um novo relacionamento, um curso que vai começar a fazer, uma festa para a qual foi convidado, uma viagem ou o fim de semana que se aproxima. A expectativa está lá, sempre presente.



Já li algumas frases sobre esse esperar que algo ocorra, como: “Não crie expectativas, crie cactos.”  “Expectativa é bicho selvagem, não dá para criar.”.

São frases boas. Busco aplicá-las em minha vida quando vejo que estou com expectativas demais em relação a alguma coisa.

Mas posso dizer com segurança que não criar expectativas não é algo tão fácil!

Então como podemos lidar com esse monstrinho que insiste em aparecer em nossas vidas?


Bem, primeiro acredito ser importante entender que isso é um processo normal. Imagine viver sem esperar nada do que estamos fazendo? Não faz muito sentido.

Mas principalmente nas nossas relações precisamos saber lidar com as nossas expectativas, já que estamos lidando com pessoas e elas podem ter atitudes que não esperamos.

Assim, as dicas para você que vive criando expectativas e se frustrando são:

1. Tente viver de forma mais consciente, sem se iludir, vendo a realidade a sua volta de forma mais racional e sem fantasiar os fatos;



2. Procure ter equilíbrio e saiba que as coisas nem sempre acontecem da forma como queremos ou planejamos;


3. Não espere que os outros se comportem como você e que tenham as atitudes que você teria;


4. Aceite e respeite o outro como ele é;


5. Não se cobre tanto, quando as expectativas forem em relação aos seus resultados e;


6. Busque suprir suas necessidades e carências para não depositar todas as suas expectativas nos outros.


Mesmo seguindo todas essas dicas, certamente acontecerão coisas em nossas vidas que não queremos nem planejamos. E quando acontecerem, não devemos nos comportar como crianças mimadas, batendo os pés achando que as coisas irão acontecer sempre à nossa maneira. Porque não vão.

Assim, além de gerir nossas expectativas, precisamos saber lidar de forma madura com as frustrações que podem ocorrer em nossa jornada.

As frustrações fazem parte da vida. Para se frustrar menos, não criar tantas expectativas em relação aos outros pode ajudar. Mas não há fórmula para nunca se frustrar.

Sobre as expectativas, se servir de incentivo, uma coisa boa que pode acontecer quando não as criamos é que podemos nos surpreender com o que está por vir. E nos surpreender é melhor do que nos decepcionar por ter esperado algo maior do que veio.

Sendo assim, não crie expectativas, apenas crie! E nesse caso podemos escolher criar cactos, suculentas, textos, pinturas, desenhos, animais, enfim a infinidade de coisas que podemos criar e que nos façam bem.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: soleg / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 27/02/2018 às 6:05






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.