A diferença entre querer e desejar:

4min. de leitura

A pessoa que deseja, não necessariamente quer. A pessoa que quer, não necessariamente deseja.

Há alguns dias, tive uma conversa com um amigo que me fez refletir se “basta” apenas querer. E no meio dessas minhas reflexões, lembrei de ter escutado de alguém que: “Querer e desejar são coisas completamente diferentes, mas podem ser complementados a determinada situação”.



Depois de muito pesquisar, pensar e debater. Encontrei algumas definições para essa diferença. Vou tentar explicar da forma mais clara, objetiva e simples possível.

O querer parte do pensamento, da consciência. Você escolhe querer algo que lhe parece interessante, necessário, importante, etc.

Já o desejo, nasce do inconsciente (que nem sempre é tão acessível), de um lugar onde experiências passadas, em geral, muito antigas e esquecidas, continuam atuando dentro de nós.

Às vezes, tememos o que queremos. É como se nós torcêssemos (inconscientemente/sem saber) para algo dar errado: um jovem quer fazer curso de história, mas seus pais querem que ele faça engenharia. Ele não passa no vestibular para não ter de fazer o curso que ele não quer; uma pessoa não passa em um concurso para não ter de mudar de cidade.


Inconscientemente, podemos ser os causadores de tais coisas darem errado, ou melhor, podemos provocar para que tais coisa deem errado, mas aí entramos em outro assunto, que fica para um próximo artigo.

“Eu quero mudar”. Certo, mas será que você deseja mudar? Você deseja sair da zona de conforto? Deseja acessar algo mais profundo do que o apenas querer? Deseja descobrir o novo?

A verdade é que o desejo(inconsciente) assusta. É o medo do “desconhecido”, medo do novo e das mudanças. Ficar na zona de conforto não me ocasionará nada. Eu sei o que pode ou não acontecer permanecendo nela, mas no momento em que eu saio em busca de algo novo, eu não sei o que me espera. É aí que muitas pessoas travam. Não saber o que me espera, pode me assustar, ocasionar medo e fazer com que eu não vá adiante.


O que fazer para descobrir o meu desejo? Como diferenciar o desejo do querer?

Somente o autoconhecimento permite a você descobrir o seu verdadeiro eu e desejo. É o conhecimento interno que possibilita a mudança. Através desse processo de descobrimento, o inconsciente vem à tona e o que separa o desejo do querer poderá ser desmontado.

Somente quando desejo e querer estão alinhados, torna-se possível colocar em andamento o que for necessário para conseguir aquilo que se deseja.

_________

Direitos autorais da imagem de capa: martinan / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 18/09/2017 às 12:25






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.