A dor e as emoções: o que você não está comunicando?

3min. de leitura

Emoções não processadas, não expressadas, reprimidas trazem inúmeros males para nossa saúde emocional.

Permita-se uma varredura no seu corpo, movimentando-se, exercitando-se e perceba as sensações que você está sentindo nesse exato momento. Expressando-se, através do contato com sua respiração, perceba seus movimentos e as suas sensações.



O corpo é o veículo da alma e “qualquer coisa que esteja gritando” e lhe trazendo insatisfações internamente é um sinal de pedido da sua alma para que ela seja ouvida. Assim, toda a raiz de uma insatisfação qualquer está escondida no fundo da alma.

A sabedoria da Mãe-Terra não traz a nós aquilo que queremos, e sim, o que nossa alma necessita para crescer em consciência. Infelizmente, muitas vezes, não paramos para ouvir o que ela tem a nos dizer.

Sabemos que a repressão emocional pode provocar inúmeras doenças psicossomáticas e, mesmo assim, desde muito cedo aprendemos o quanto devemos passar uma imagem de pessoas fortes e belas na vida social em todas as áreas da nossa vida.

Assim, percebo o quanto essa urgência em PARECER não nos deixa aprofundar em algumas questões para o desenvolvimento pessoal e aprimoramento do nosso SER.


A repressão pode ser lentamente dissolvida se trabalharmos a autoexpressão e o toque físico com amor e acolhimento. As emoções se relacionam com os órgãos e vísceras do nosso corpo e vice-versa. As doenças muitas vezes são resultados de um processo de estagnação e desequilíbrio dessas emoções.

Quando nos libertamos de toxinas físicas, emocionais e energéticas através da alimentação equilibrada, meditação, respiração profunda, Reiki, EFT etc, nosso corpo está recebendo uma mensagem para se autorregenerar, pois essas energias nutrem e reestruturam as nossas células. A mudança do estilo de vida, o contato com a natureza, manter os pés na terra, absorver o sol para produção da vitamina D e o contato com pessoas equilibradas, são fatores que ajudam a nos desenvolvermos e sermos melhores.

Também é importantíssimo cuidar da energia da mente. A mente, muitas vezes, está sufocada com os acontecimentos passados, ressentimentos e mágoas. Respeitar-se, honrar-se e ter compaixão por você mesmo é dar os primeiros passos no caminho da liberdade interior.


Além disso, a falta de comunicação e autoexpressão saudáveis interferem negativamente na nossa saúde.

O que você não está comunicando?

Daniélla Medìna

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 20/11/2017 às 18:58






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.