ColunistasComportamento

Em 2021, assuma o compromisso de construir uma autoestima poderosa

edward howell V0Kykp0RNlc unsplash

Penso que este é um período especialmente importante para fazermos uma avaliação de nossa autoestima.



Sim, porque estamos por terminar um ano, e é recomendável que as expectativas para o novo sejam as melhores, afinal, somos o que pensamos e fazemos.

Sendo assim, é interessante valorizar nossas aquisições e esforços empreendidos e não apenas o que gostaríamos de ter feito e não fizemos. Uma análise busca todos os itens e, se mantivermos em mente apenas os pontos negativos de nossas ações, dificilmente nos sentiremos aptos a novas tentativas. É bom esclarecer que não se trata de maximizar ou exaltar as próprias atitudes e sim em se autoanalisar verdadeiramente. Caso a conclusão seja positiva, você fez sua parte, e deve comemorar isso com alegria e determinação de ampliar os feitos que lhe agradam agora.

Mas, se sua conclusão é negativa, não se deixe levar por pensamentos autodestrutivos. Você pode mudar isso! Comece refletindo sobre em quais momentos você se desviou de seus objetivos, em que se deixou levar por situações levianas, isto é, quais foram as atitudes que você considera inaceitáveis em sua conduta.


Não se deixe levar pela tentação de culpar pessoas e situações, isso não o ajudará a sentir-se melhor. Não importam as ações alheias; sua autoestima só tem a ver com seu proceder.

Sentir-se bem consigo mesmo é ter o comportamento voltado ao que considera bom e certo, tem a ver com valores próprios. A autoestima está elevada sempre que pensamos, falamos e agimos em conformidade com nossas crenças, isto é, sempre que nos sentimos íntegros! Corpo e mente em sintonia provocam a sensação de integridade, e é essa sensação que faz com que gostemos da pessoa que somos.

Mas, infelizmente, nem sempre agimos assim e, quando deixamos que interesses pueris dirijam nossa postura na vida, podemos ter todo o sucesso, beleza e reconhecimento, mas não nos sentimos merecedores e nada nos satisfaz.

Que o limiar do novo ano o inspire a buscar a certeza de que você é merecedor do amor e da felicidade e que no transcorrer dos novos dias suas atitudes estejam cada vez mais em sintonia com os valores morais capazes de confirmar e elevar sua autoestima.


A energia do outro só se mistura à sua se você permitir. Cada um escolhe o que entra em seu coração

Artigo Anterior

Há muita gente pedindo perdão a Deus por aquilo que não sabe desculpar

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.