3min. de leitura

Em meio às tristezas e à dor, precisamos de paciência e oração

“A tristeza habita em nossa alma por quanto tempo? O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos.” Provérbios 17:22

Parece que a vida anda devagar, quando tudo vai mal. O sofrimento, infindável. Tentamos, batalhamos para achar a sonhada alegria. Será que estamos procurando da maneira certa?


A Bíblia nos diz: “A alegria do Senhor é a nossa força.” Neemias 8:10.

As alegrias que o mundo oferece são instantâneas, passageiras e consomem nossas energias; em seu final, deixa-nos um grande vazio.

O Reino de Deus nos traz esperanças, mesmo em momentos mais difíceis. Mesmo sem forças, encontramos ânimos, mesmo com problemas externos, estamos alegres e, no “pouco”, temos muito.


“A alegria do Senhor é mais profunda, firme e duradoura. Ela é mais forte que a tristeza e o sofrimento, e não acaba.” João 16:22.

Em meio à dor, precisamos de paciência e oração (Romanos 12:12). É certo que caminhamos com menos contentamento, menos motivação, mas tudo isso nos ensina a ter perseverança, que é conquistada em meio às lutas, e não em tempos de alegria. “Não só isso, mas também nos glorificamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.” Romanos 5:3-5.

As agonias podem ser muitas, mas comparadas com a glória que há de se manifestar em nós, são como leves e momentâneas.

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória excelente; não atentos às coisas que se veem, mas às que não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:17-18.


Descanse na confiança de que Deus não permite sofrimento sem alívio, dor sem um bom propósito e caráter excelente, depois de grandes lutas.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.


Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.