Escolha aos 18 anos, reavalie aos 25!

3min. de leitura

Eu sei que a vida lhe pede pra saber o que você vai ser quando crescer desde que você aprende a formar as primeiras frases. Sei também que o mundo vai exigir que todos os jovens ao sair da escola (em alguns lugares até antes) saibam exatamente o que vão exercer por toda a sua vida como trabalhadores.



Mas me parece um tanto injusto que tenhamos de ter tanta certeza das coisas em uma idade que mal podemos começar a dirigir, em que começamos obrigatoriamente a votar e quando começamos a poder frequentar lugares antes proibidos. É tanta coisa nova, é tanta coisa pra fazer ver a vida por outros ângulos.

escolha-aos-18-capa-e-dentro

Mas mais injusto ainda é obrigar alguém a realmente permanecer nessa escolha. Fazendo aquele que próximo aos 30 resolve começar de novo ser taxado muitas vezes de sonhador, sem rumo, indeciso e tantas outras coisas. Chega a ser cruel boicotar alguém empolgado em se reinventar usando de argumentos como ‘’ mas você vai perder todos os anos da faculdade. ’’


Uma das minhas frases favoritas “ antes tarde do que mais tarde. “

Conhecimento nunca se perde. O que eu estudei em mecânica de usinagem e em técnico de segurança do trabalho, volta e meia respingam nas atividades que exerço hoje. Às vezes o conhecimento adquirido é sobre a vida e sobre nós mesmos e até sobre o que definitivamente não queremos para as nossas vidas.

Este texto não é de forma alguma para desencorajar você jovem a fazer escolhas e correr atrás de oportunidades. Não é pra você mostrar pra sua mãe como justificativa do tempo que você passa coçando e dizendo que vai esperar saber o que quer da vida para só depois começar a buscar.


Como eu já disse em outras ocasiões, a melhor maneira para saber do que se gosta de fazer e em quais atividades se tem mais facilidade é tentar. É aprender coisas novas e abrir a mente para o que você nem imaginava que existia.

O propósito deste texto é fazer você saber que se daqui a um tempo você acordar e perceber que precisa de uma mudança, que você não deve deixar a sua graduação, pós, doutorado, o cargo de anos e a opinião alheia interferirem na sua escolha. Que não deve justificar a sua estagnação com ‘’já passei da idade’’ ou frases do gênero. E que se for preciso você se RE reinventa, seja aos 25, 35 ou em qualquer momento que sentir a necessidade.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.