ColunistasEnergias

Espada-de-são-jorge: planta da proteção e da prosperidade

Espada de Sao Jorge a planta da protecao e da prosperidade

Só de olhar para a espada-de-são-jorge, podemos perceber quão poderosa é essa planta.



Fonte de coragem e prosperidade, é um vegetal bastante comum nos lares brasileiros, tanto por suas propriedades místicas e espirituais quanto na decoração, por ser uma planta que se adapta facilmente à maioria dos ambientes.

A seguir, conheça os principais usos da espada-de-são-jorge:


  • Sansevieira zeylanica (ou Sansevieria trifasciata): é a mais comum, fácil de ser reconhecida por seu formato de espada. Aquelas com as folhas de borda amarela também são chamadas de espada-de-santa-bárbara, enquanto as que são totalmente verdes são a famosa espada-de-são-jorge.
  • Sansevieira cylindrica: com folhas mais arredondadas e pontiagudas, também são chamadas de lança-de-são-jorge.
  • Sansevieria trifasciata hahnii: com formato que se assemelha a uma coroa, essa planta possui folhas menores e mais arredondadas que as outras duas.

Proteção e coragem: o poder da planta espada-de-são-jorge

Simbolizando a arma utilizada por São Jorge em sua batalha contra um dragão, a espada-de-são-jorge traz consigo um grande valor místico, de proteção e coragem. A planta também é um ótimo amuleto para atrair prosperidade ao seu lar.

A espada-de-são-jorge ainda atua com grande poder para cuidar de pessoas que sofrem com a maledicência de terceiros, ou seja, que sofrem com mentiras ou fofocas e se encontram desencorajadas a erguer a cabeça e dar a volta para cima. Espada-de-são-jorge neles!

Por causa do santo guerreiro São Jorge da Capadócia, figura de origem católica, a planta recebeu esse nome em referência à espada do guerreiro. Já nas crenças de matriz africana, ligadas aos orixás, a Sansevieria trifasciata também pode ser encontrada pelo nome de espada-de-ogum – orixá sincretizado a São Jorge.


Seu nome em iorubá é Ewé Idà Òrisà. A espada-de-são-jorge é uma planta de origem africana – acredita-se que seja nativa da região entre Nigéria e Congo – então, bastante tradicional nas religiões de matriz africana.

A espada-de-são-jorge é uma protetora por excelência. Onde colocar na casa?

Considerando que a planta tem o poder de proteção e de atrair prosperidade, faz sentido querer ter uma em casa, não é mesmo? Mas para aproveitar todos os seus benefícios, é preciso posicioná-la no lugar correto.

Procure não posicionar os vasos ou arranjos com espada-de-são-jorge em ambientes com muitos ângulos formados por paredes, pois o formato de lança desses locais estimulará batalhas e discórdias. Lembre-se que a espada-de-são-jorge também atua com a finalidade de luta.


Além disso, vem de ambientes secos, então você não precisa se preocupar em regá-la com tanta frequência. Sua manutenção é realmente simples. Se você vai posicionar sua planta em uma varanda ou quintal, prefira locais com sol ou meia-sombra. Vale dizer que ela também vive muito bem em ambientes internos.

Importante: as folhas da espada-de-são-jorge são tóxicas, por isso mantenha seu vaso ou canteiro fora do alcance de crianças e pets, combinado?

A espada-de-são-jorge também tem o poder de purificar o ar dos ambientes. Se você mora em uma grande cidade, vale investir nessa superplanta antipoluição!

Gostou do artigo?


Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Às vezes, o silêncio nos traz mais respostas do que quaisquer palavras

Artigo Anterior

Amor é fonte, mas pode secar, depende de quem o rega

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.