Espelho quebrado: superstição ou azar? Saiba como se proteger

6min. de leitura

Se um espelho se quebrar, sete anos de azar. Você já deve ter ouvido isso.



Porém, de onde vem essa história? Quebrar espelho dá azar mesmo?

A seguir, guiamos você pela história dessa superstição e apresentamos o significado espiritual dos espelhos — e, claro, o que fazer, caso você tenha um espelho quebrado.

Espelhos: significado místico/espiritual

O simbolismo do espelho origina-se da própria função, que é refletir. Os espelhos refletem e dividem, dobram a realidade, ao mesmo tempo em que a absorvem.


Superstições de espelho provavelmente evoluíram desde o tempo em que os primeiros humanos viram seus reflexos na água, acreditava-se que o reflexo era sua alma real e colocá-la em perigo significaria arriscar ferir seu outro “eu”.

Em certas culturas, as pessoas acreditam que um espelho pode roubar a alma das pessoas. Outros afirmam que conseguiram entrar em contato com o “outro mundo”, a outra realidade, usando espelhos.

Espelho quebrado e azar

A versão mais popular do surgimento da crença de que espelho quebrado dá azar é da Grécia Antiga. Sua origem vem do mito de Narciso, que teria se apaixonado pela própria imagem refletida na água. Ao ficar apenas se admirando, Narciso definhou até a morte. Essa seria a primeira associação entre reflexo e azar.


Além disso, os gregos antigos acreditavam que os espelhos poderiam reter parte da alma de cada pessoa refletida. Sendo assim, quebrar um reflexo indicaria azar. Ou seja, um espelho quebrado poderia indicar mau agouro ou até mesmo a morte.

Foram os romanos que marcaram no espelho quebrado um sinal de azar de sete anos. A duração do infortúnio prescrito veio da antiga crença romana de que levava sete anos para a vida se renovar. Se as pessoas que se olhavam no espelho não tivessem boa saúde, sua imagem quebraria o espelho e o azar continuaria pelo período de sete anos, ao final dos quais sua vida seria renovada, seu corpo seria fisicamente rejuvenescido e a maldição chegaria ao fim.

Os principais fabricantes e exportadores de espelhos durante os séculos XV e XVI, na Europa, eram italianos, de Veneza. Eles eram mestres em espelhos, mas seu ofício era repleto de segredos. Por esse motivo, conseguir um espelho para uso próprio era um investimento caro. Algum tipo de espelho poderia ser comprado numa feira local ou algo assim e era considerado um item precioso.

Sendo assim, existe também uma explicação mais prática para essa crença do espelho quebrado. Para evitar negligências com um objeto tão raro, dizia-se que quebrar um espelho trazia sete anos de azar. Por medo, as pessoas acabavam tomando mais cuidado com os espelhos!

Espelho quebrado: o que fazer para fugir do azar

Seja superstição ou não, se você quebrar um espelho ou se um espelho se quebrar perto de você, existem diferentes táticas para mandar os sete anos de azar para bem longe da sua vida. Uma delas foi criada pelos próprios romanos antigos; eles diziam que, ao quebrar um espelho, deve-se recolher todos os pedaços e enterrá-los ao luar, de preferência em uma noite de lua cheia, para evitar qualquer tipo de azar.

Outras simpatias para evitar o azar que um espelho quebrado pode trazer são:

  • Recolher os pedaços e jogá-los em água corrente, mentalizando toda a má-sorte escorrendo para longe da sua vida.
  • Quebrar os pedaços em porções ainda menores, para que não seja possível formar um reflexo completo seu e só então jogar fora. Tome cuidado para não se machucar!
  • Fazer uma oração pedindo proteção próxima aos cacos do espelho, com uma nota de dinheiro em mãos, para que o caminho da sua prosperidade não seja quebrado. Ao final, faça o sinal da cruz com a nota e guarde-a na carteira por pelo menos um ano.

Espelho quebrado e os dias da semana

Há quem diga que, dependendo do dia da semana que um espelho se quebra, uma área da sua vida necessita de proteção extra. Saiba como interpretar o significado do espelho e proteja-se!

  • Segunda-feira: problemas financeiros.
  • Terça-feira: decepção amorosa.
  • Quarta-feira: problemas com um ente querido.
  • Quinta-feira: discussões no trabalho.
  • Sexta-feira: dificuldades para colocar seus projetos em prática.
  • Sábado: segredos de família serão revelados.
  • Domingo: alguém próximo planeja algo contra você.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.