publicidade

Está difícil? peça ajuda para recomeçar!

É difícil ter forças para se levantar e continuar caminhando quando o recomeço é algo obrigatório, doloroso, contra nossa vontade. Quem nunca passou por isso em algum momento da vida ou, ainda, está passando por isso agora?



Se esforço nenhum é capaz de aliviar as dores e dar o ânimo necessário para o recomeço, é preciso pedir ajuda para cuidar dessa parte tão importante ao funcionamento do nosso corpo: a saúde mental.

Existe ainda muito preconceito quando se fala em ajuda psicológica, psiquiátrica, terapia, mas nos dias de hoje fica difícil entender o motivo. Com tanto cuidado com o corpo, por que não podemos cuidar da mente, que é quem controla todo o resto? Com tanta informação, pressão, demanda e padrões, qual o espanto por não darmos conta de nossos monstros interiores? Por que falar sobre isso causa desconforto?

O silêncio é preocupante e pode tomar proporções drásticas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e um dos motivos para isso é justamente a discriminação sobre a saúde mental. Conforme a Organização, “o preconceito em torno de transtornos mentais faz com que muitas pessoas que estão pensando em suicídio ou já tentaram não procurem ajuda e, por isso, não recebam o auxílio que necessitam” (pode-se ler no site da OMS, adaptado).


Campanha Janeiro Branco

Janeiro é, com certeza, um mês que marca recomeços. Primeiro pelo simples fato de que o calendário teve novo início, mês 1 de 12. Segundo, porque é neste período, entre o final e o começo de cada ano, que repensamos a vida. E nem sempre esse tipo de avaliação é muito animadora. Sempre há planos não concretizados, metas impossíveis e cobranças internas – e externas – que podem causar muito sofrimento e angústia.


Por isso neste mês, desde 2014, ocorre a campanha  #JaneiroBranco. Ela vem para incentivar pessoas a procurarem ajuda psicológica e, simbolicamente, pintarem janeiro – e a vida – da cor que quiserem. Imagine quantas tragédias podem ser evitadas. Imagine quanto de seu sofrimento, não importa o quão pequena ou grande seja a sua luta particular, pode ser aliviado.

Você pode parar de sofrer. Você pode contar com um profissional que vai te auxiliar a enxergar você e as situações com mais clareza, encontrar a saída. Está na hora. Procure ajuda para recomeçar.


Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.