Está triste, deprimido? ouça música!

6min. de leitura

Quantas vezes já ouvimos falar que “a música nos aproxima de Deus”?



Várias vezes!

Entretanto, mesmo confirmados por especialistas no assunto, temos esquecimento desse grande valor!

A música tem um poder incrível dentro da psique humana! Ela é uma das poucas coisas capazes de fazer manifestar uma gama de sentimentos e emoções que poucos são encontrados noutras circunstâncias!


Uma pessoa quando está feliz, alegre e motivada para viver momentos felizes, fatalmente a música será o acompanhamento desses momentos…

Da mesma forma que quando uma pessoa se encontra na chamada “fossa”, na “dor de cotovelo”, sempre vai ter aquela trilha sonora de acompanhamento para chorar as pitangas.

esta-triste-foto-01


Contudo, especialistas no assunto, músicos, filósofos, psicólogos e psiquiatras afirmam sem titubear que ouvir música em momentos de tristeza, de desânimo, faz muito bem, além dos ouvidos, para a alma e coração bem como para descarregar sensações positivas no cérebro.

Claro, tudo vai de acordo com o gosto e estilo musical que cada um tem!

De fato, se analisarmos um pouquinho mais profundamente, veremos que existem canções que são um tanto quanto
animadas e outras que fomentam mais desânimo do que qualquer outra coisa… E em uníssono todos sabemos e afirmamos que elas, as músicas, podem desencadear sensações de paz e tranquilidade não só para o indivíduo bem como para o ambiente ao redor.

Da mesma forma que também sabemos que existem músicas com devido teor musical ou ainda o teor de sua mensagem que traria outras coisas, onde possivelmente não seriam positivas. Sabe aquela música que transmite algo ruim? Pois é, estão cheias por aí.

Afinal, quem já não esteve trancado no quarto, chateado com alguma coisa, de cabeça baixa, triste, e coloca aquela música legal para ouvir e na hora parece que tem uma injeção de ânimo?

Pois é justamente isso o poder da música em nossa criatura, em nossa alma e nossa mente!

Há vários estilos musicais, desde o RAP até o Heavy Metal, passando pelo Sertanejo e pelo Rock’n’roll e o lendário Reggae, e até a Dance Music ou música de balada. Todos os estilos têm suas positividades e suas negatividades. Cada ser humano, diante de sua sensibilidade auditiva e somada ao gosto pessoal terá sempre aquela ou aquelas músicas que lhe agradam mais e aquelas que agradam menos e até as que desagradam, por isso temos a escolha!

É uma forma terapêutica ouvir música em qualquer ocasião! Em casos de depressão, momentos de tristeza ou de passar por infelicidades ou dificuldades pessoais, ouvir nossas graciosas músicas sempre vai aumentar nossa sensação de prazer interno, irá aumentar o ânimo, diminuirá a tristeza e, claro, a depressão caso esteja nela. Contudo temos a necessidade de tratamento especializado em casos de depressão, a música será somente um apoio ao tratamento ou uma ferramenta de grande valia para tal.

É recomendado ouvir nestes casos, sempre músicas com tom mais brando, leve, com riqueza sonora e que ao ouvir desperta-se a sensação de paz e de alegria naquele momento da audição. E assim, saímos e deixamos aquelas sensações de tristeza para, ao ouvir música, estarmos com mais sensações positivas dentro de nossas emoções!

esta-triste-foto-02

Não adiantaria muito quando uma pessoa está chateada ou entristecida com alguma coisa, ouvir uma canção que fala de futilidades, mortes, coisas negativas em suas letras e mensagens.

Já ouvir aquela canção bacana, positiva, com uma mensagem boa e de paz, onde nos faria uma breve reflexão do nosso redor e nosso interior, essas sim teriam um poder terapêutico maior e mais eficiente para manifestação da sensibilidade positiva emanada no nosso ser.

Enfim, quando estivermos meio tristes, com alguma depressão ou passando por um momento de infelicidade, dentre outras coisas, ouvir sempre nossas maravilhosas canções sempre irão ajudar para derrubar o momento negativo e positivar, primeiro em nosso interior para depois no ambiente e redor. Obviamente que casos mais graves devem ser acompanhados por um tratamento médico etc. Mas a Música, além de tudo, em sua forma terapêutica, sempre vai ser positiva e está ao nosso dispor como mais uma, e de grande importância, ferramenta prazerosa e sublime para nos positivar!

Liga o som aí e divirta-se!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.