ColunistasFelicidade

Feliz, a partir de agora!

Ontem me peguei refém da língua portuguesa, afirmei ser uma mulher de partida e quem me ouviu, compreendeu que seria, a “garota do adeus”, como quem está sempre indo embora. Ora, não foi isso que quis dizer! Então, pude compreender quantos significados pode haver em uma só palavra do nosso vasto português.



Recentemente, experimentei um dos significados de partir, já que parti a fíbula, numa fratura do tornozelo, quebrei o osso, senti a dor e percebi quão demorado é qualquer processo de reconstrução. E, como bem dizem, com duzentos e seis ossos em todo o corpo, ainda tem gente que faz questão de partir nosso coração.

Pra piorar, a fratura não estava totalmente curada e ainda tive meu coração fragmentado em pedaços e demorei um tempo para refazer-me, colar os cacos e ser de novo inteira. Partir também é dividir, fracionar, perder sua forma original, algumas vezes para o bem outras vezes para o mal.

Mas chega uma hora em que partir é ir embora, fugir ou zarpar. Deixar o caminho pra trás, abandonar as pegadas já marcadas, dar adeus. Lembro-me dos meus tempos de corrida, onde corria longas distâncias e já atingi a marca dos 21 quilômetros, o corpo já se movia automaticamente, mas o desafio maior era a mente que insistia para o corpo parar. Não era possível! Parar pra descansar significa travar, se incapaz de voltar a se mover. Melhor continuar a correr. Partir aqui, também dói. A partida quase sempre é doida.

De repente, há um partir que aqui enalteço. É quando partir é ter seu começo, é iniciar a jornada, é andar de mãos dadas ao lado da pessoa amada, é olhar pra frente ver o caminho e seguir na caminhada, não importa aonde chegaremos. E, como diz a linda canção de Maria Gadu: “Deixa estar que o que for pra ser vigora”. Há vários significados para partir, mas o que importa é que a felicidade começa “a partir” de agora.


Da vírgula ao ponto final.

Artigo Anterior

Guarde o que é seu com carinho e assim, as coisas durarão o tempo que tiver que durar…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.