Frases inspiradoras de chico xavier:

8min. de leitura

Impossível esquecer o legado de Chico Xavier, suas inúmeras obras e mensagens inesquecíveis! Aqui, um breve resumo de sua biografia:



Francisco Cândido Xavier nasceu em 2 de abril de 1910 numa cidade mineira de Pedro Leopoldo recebendo o nome de batismo de Francisco de Paula Cândido, mais conhecido como Chico Xavier. Filho de João Cândido Xavier e de Maria João de Deus.

Em 1915 foi morar com sua madrinha Maria Rita de Cássia, depois da morte de sua mãe. Em 1917 se livrou dos maltratos de sua madrinha e foi morar com Cidália Batista, a nova esposa de seu pai que reuniu todos os filhos do primeiro casamento.

Chico Xavier começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos em 1919 e concluiu o curso primário em 1923. Em 1925 começou a trabalhar no armazém de José Felizardo Sobrinho, em Pedro Leopoldo.
Seu primeiro contato com o Espiritismo se deu em 1927 quando sua irmã ficou doente e foi levada em uma casa espírita para ser curada.


Chico começou então a participar ativamente no Centro Espírita Luís Gonzaga, fundado por seu irmão, José Xavier. Neste mesmo ano, realizou sua primeira psicografia.
Em 1931 conversou pela primeira vez com seu mentor espiritual Emmanuel. Escreveu seu primeiro livro mediúnico intitulado Parnaso de além-túmulo, uma coletânea de poemas assinados por grandes poetas brasileiros já falecidos: Castro Alves, Casimiro de Abreu e Augusto dos Anjos, dentre outros.

Em 1939 psicografou livros do escritor Humberto de Campos, falecido em 1934, e no mesmo ano lançou o livro Crônicas de além-túmulo, com textos do escritor.
Em 1944 foi processado pela família de Humberto de Campos que exigiu parte dos direitos autorais dos livros psicografados por Chico Xavier. Para evitar polêmica, Humberto de Campos passou a assinar com o pseudônimo de Irmão X. Neste mesmo ano, publicou o livro Nosso Lar, psicografado pelo espírito André Luiz, que vendeu mais de um milhão e duzentas mil cópias. Em 1946 passou por problemas de saúde, vítima de tuberculose.

Em 1960 publicou o livro Mecanismos da mediunidade em parceria com o médium Waldo Vieira. em 1963 aposentou-se depois de 30 anos de trabalho como auxiliar de serviços e daí passou a intensificar seu trabalho de assistência social junto à comunidade espírita de Uberaba.


Em 1965 viajou para os Estados Unidos com o objetivo de difundir o Espiritismo. Em 1972 concedeu entrevista a um programa na TV Tupi que deu picos de audiência atingindo mais de 20 milhões de telespectadores. Foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz de 1981.

Em 1985 em julgamento histórico , seu pai João Francisco de Deus foi inocentado da acusação de matar sua mulher; sua defesa usou psicografias feitas por Chico Xavier e ditadas pelo espírito Cleide, mulher de João, que nas mensagens, inocentou o marido da culpa.

Em 1995, após um enfisema pulmonar, Chico Xavier ficou bastante debilitado e preso numa cadeira de rodas.

Publicou seu último livro (dos mais de 400) em 1999, intitulado Escada de luz. Poderia ter ficado rico com suas obras, mas doou tudo o que ganhou em direitos autorais para instituições de auxílio ao próximo. Faleceu no dia 30 de junho, dia em que o Brasil comemorava a conquista do pentacampeonato mundial de futebol.

Viveu até o seu último dia com o salário de sua aposentadoria, sem usufruir materialmente dos ganhos obtidos com suas obras.

chicoxavier

A seguir, separei algumas frases mais conhecidas e marcantes desse nosso grande mestre:

“Embora ninguém possa voltar atrás para fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim.”

“A desilusão de agora será bênção depois.”

“Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a
Deus ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do
Amor não há salvação.”

“Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo o respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive para a existência de Deus.”

“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”

“Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.”

“Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor. Magoar alguém é terrível!”

“O bem que praticares em qualquer lugar é seu advogado em toda a parte.”

“A crítica dos outros só poderá trazer-lhe prejuízo se você a consentir.”

“A melhor maneira de aprender a desculpar os erros alheios é reconhecer que também somos humanos, capazes de errar talvez ainda mais desastradamente que os outros.”

“Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre.”

“Cada criatura constrói na própria mente e no próprio coração o paraíso que a erguerá ao nível sublime da perfeita alegria, ou o inferno que a rebaixará aos mais escuros antros de sofrimento.”

“Dentro da visão espírita-cristã, céu, inferno e purgatório começam dentro de nós mesmos. A alegria do bem praticado é o alicerce do céu. A má intenção já é um piso para o purgatório e o mal devidamente efetuado, positivado, já é o remorso que é o princípio do inferno.”

“Nada se realiza de útil e grande sem a coragem.”

“Não critiques. A lâmina de nossa reprovação volta-se invariavelmente contra nós, expondo-nos as próprias deficiências.”

“Ninguém recolhe o bem sem conquistá-lo e ninguém
recebe o mal sem atraí-lo.”

“Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.”

“Se quiser realmente ver o teu maior inimigo, pára por alguns instantes à frente de um espelho.”

“Sempre que chamados à crítica, respeitemos o esforço nobre dos semelhantes. Para construir, são necessários amor e trabalho, estudo e competência, compreensão e serenidade, disciplina e devotamento. Para destruir, porém, basta às vezes, uma só palavra.”

“Todas as vitórias são frutos substanciosos da perseverança.”

“Perante Deus toda pessoa é importante.”

“Quem perdeu a própria fé nada mais tem a perder.”

“Recorda: felicidade é uma construção a fazer. o alicerce está em ti mesmo.”

“O seu pior momento na vida é sempre o instante de melhorar.”

“Somos livres para decidir sobre os nossos atos, muito embora nos tornemos escravos de suas consequências.”

“Compreender constantemente. Trabalhar sempre. Descansar quando se mostre necessário a pausa de refazimento. Parar nunca.”

(Trechos retirados do livro – O Mestre Chico Xavier – de Luis Eduardo Matos)

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 08/12/2016 às 4:48






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.