Futuro que serve de alerta para o presente.

3min. de leitura

#NarrativasQueInspiram – Futuro que serve de alerta para o presente



Histórias sobre o futuro sempre foram muito populares. De história feliz, com uma visão bem otimista quanto ao desenvolvimento tecnológico, até a mais sombria, no melhor estilo fim dos tempos.

No entanto, são os futuros distópicos que costumam conter em suas tramas, as narrativas mais críticas, indo além das especulações sobre o futuro vistas em outras do tipo.

Algumas histórias pegam assuntos relevantes, dos mais problemáticos no presente, e mostram uma previsão bem plausível para o que acontecerá com a humanidade, se continuar insistindo no erro.

Com as atuais lutas pelos derivados do petróleo, declaradas ou não, já que é um recurso cada vez mais escasso e, num futuro próximo, terá um fim; isso pode significar o término da civilização que conhecemos. Com o prevalecer do caos, não seria impossível a visão futurista da série de filmes distópicos de ‘Mad Max’, com Mel Gibson, se realizar. Uma visão nada otimista e que ficará cada vez mais plausível, caso não se leve a sério os estudos e a busca de combustíveis alternativos, de preferência menos poluentes.


A poluição do planeta e suas consequências no futuro também é assunto de vários filmes futuristas.

Porém nenhum soube mostrar tão bem isso como a animação ‘Wall-E’. Uma trama distópica feita para as famílias pensarem juntas sobre a atual sociedade consumista. O roteiro é um alertar quanto as consequências da superpopulação, consumo desenfreado dos recursos e o acúmulo de lixo no planeta. A Terra se tornaria inabitável para os humanos, obrigando todos a viverem vagando pelo espaço por várias gerações.

Existem várias histórias interessantes entre as distopias literárias e cinematográficas, mesmo que nem todas sejam 100% baseadas em pesquisas sobre algum assunto e um possível futuro do planeta Terra.

O fato é que a maioria tenta inspirar um pensamento responsável nas pessoas, ao mostrar que, se a humanidade não começar a mudar certos hábitos, que já sabemos serem ruins, como o acúmulo de lixo em aterros ao invés de construir fábricas para reciclar, o futuro dos humanos será tão caótico quanto nos filmes distópicos do nosso presente.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 12/12/2017 às 5:12






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.