publicidade

Inteligência emocional: use o lado negativo a seu favor!

Você sabia que emoções negativas podem se tornar benéficas, se aplicadas de forma correta? Inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de criar motivações para si próprio e perseverar no objetivo, apesar das barreiras. É controlar seus impulsos sabendo esperar pela satisfação de seus desejos.



Como assim Talita? Calma que vou explicar!

Nossas emoções determinam a qualidade de nossas vidas, hoje em dia, elas são classificadas como boas e más, porém, acho isso um grande engano, pois todas as emoções são úteis, se aplicadas de forma que nos leve a sair do nosso estado estático e promova movimentação nos impulsionando para conquista de algo.

A raiva, o ódio, o rancor, a infelicidade por exemplo, podem nos motivar a conquistar coisas como um novo emprego, tomar a decisão de começar a academia, afastar de amizades negativas, fazer uma faculdade, largar um vício, impulsionar a economizar para fazer uma viagem, comprar um carro e muitas outras coisas.

Você só precisa aprender aplicá-las com a força no lado que o impulsiona para ação, ou seja, tomar uma atitude para mudar, pois, se você as usar de forma negativa e transformá-las em sentimento de rejeição e murmuração, sua vida não vai mudar e você vai se afundar em reclamações sem fim, além de contaminar os outros e virar uma bola de neve até não conseguir mais sair dela.  Afinal o pensamento negativo atrai sim energia negativa. Mas se usado da forma correta, ele atrai os bons sentimentos junto com eles.


Ex: Você deseja subir de cargo, ou emagrecer? Pegue sua raiva, sua angústia e foque no quanto odeia estar da forma que está, então entre em ação e não pare até começar a ver os resultados.

No trabalho, dedique-se mais, procure ver o que os funcionários destaque fazem. Para emagrecer, foque no quanto odeia estar assim, e procure fazer atividades físicas, mude alimentação. Conforme os resultados vão aparecendo, junto com eles os sentimentos de realização, gratidão, felicidade vão surgindo.

Use as emoções “negativas” para focar na situação e provocar mudanças! Esse é o segredo.


Não reclame, não murmure e não alimente esse tipo de emoção para ficar se lamentando por dentro e nem para os outros, isso corrói a alma e nos paralisa.

O segredo da Inteligência emocional é saber discernir as emoções, em qual lado vou aplica-las e quais provocam movimento e não paralisação em nossas atitudes. 

Até a próxima!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: daviles / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.