Colunistas

Jesus morreu na cruz para nos provar que podemos vencer qualquer obstáculo

Jesus morreu na cruz para nos provar que podemos vencer qualquer obstaculo

Especialistas afirmam que se sentir amado é uma necessidade emocional primária nos humanos. Essa necessidade nos acompanha por toda a vida, por isso, na infância, buscamos afeto dos pais ou responsáveis, e na vida adulta, dos parceiros amorosos, familiares e amigos.



O grande problema é que queremos o amor da forma como o entendemos e as pessoas o entendem de forma diversa. Sim, eu estou afirmando que muitos desencontros acontecem pela dificuldade em entender o que o outro deseja, ou seja, por falta de empatia.

Em meu livro “Mediando conflitos no relacionamento à dois”, conto várias situações que vivi e vivo na minha rotina de atendimentos. Casos baseados em fatos reais, guardando a total privacidade dos envolvidos. Situações comuns de pessoas, no livro especialmente casais, que se desentendem e sofrem, mesmo se amando. A questão da comunicação é muito séria; falamos o mesmo idioma, mas não a mesma linguagem e nos embaraçamos muito com isso.

Se pensarmos que a nossa natureza clama por amor, entenderemos que essa crise na saúde se revela e expande para uma crise emocional.


Complicado para quem passou a estar muito tempo junto como cônjuges, pais e filhos, irmãos, amigos… Também é difícil para os que se afastaram de seus entes queridos. Não tem sido fácil para ninguém!

Minha reflexão não tem o sentido de intensificar sofrimento, pelo contrário, acredito que constatar nossas necessidades pode ser o diferencial para sairmos renovados dessa situação que, com certeza, vai passar. A vida é cíclica e eu acredito que aprender o máximo de cada ciclo é trilhar o caminho da nossa evolução espiritual.

No meio dessa reflexão surgiu em minha mente a proximidade da Páscoa e senti que um pensamento se desdobrou ao outro. Afinal, a mais antiga e importante festividade cristã celebra a ressurreição de Jesus ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Segundo os dicionários, ressurreição significa “volta à vida”, “reaparecimento” e, em sentido figurado, “energia, vigor, disposição ou vida nova”. Com certeza, vivemos um período em que necessitamos ressurgir de nós mesmos para superar tamanhas dificuldades.


Aquele que morreu na cruz é o modelo de todo cristão e nos provou que podemos vencer qualquer obstáculo, inclusive a morte. Isso nos leva a concluir que, por maior que seja o calvário, temos condições de enfrentá-lo.

Seu maior mandamento é: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”

Sendo o amor a nossa grande necessidade, encontramos no Mestre a bússola precisa para nos orientar neste e em todos os momentos de nossas vidas. Quer ser amado? Ame, simplesmente.

Feliz Páscoa! Feliz renascimento!


Boletim médico aponta sinais de melhora de Paulo Gustavo na luta contra a covid-19!

Artigo Anterior

Jovem é flagrada dançando em estacionamento depois de conseguir emprego. Celebrava uma nova vida!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.