Lembre-se de cumprimentar, agradecer, pedir desculpas. Gentileza é delicadeza, educação!

10min. de leitura

Gentileza e as relações – Seja uma pessoa gentil. Lembre-se de cumprimentar, agradecer, pedir desculpas. Não ignore as pessoas. Pratique atos de gentileza diariamente!

Gentileza é cordialidade, delicadeza, amabilidade e educação. É a capacidade de perceber uma necessidade de alguém ou retribuir voluntariamente algo que lhe foi feito, característica de pessoas que demonstram essa qualidade, com significados relacionados à boa educação, à generosidade e ao respeito.



Pessoas que demonstram gentileza nas suas relações tornam os relacionamentos mais humanos e amáveis, nutrindo atenção e cuidados.

Ser gentil elimina necessariamente do convívio a grosseria, aspereza, indelicadeza, indiferença e má vontade, favorece o sentimento de alteridade, boa vontade e apreço.

Praticar a gentileza nas atitudes cotidianas contribui para programar o cérebro para ser mais positivo, aumenta a experimentação de emoções positivas, tais como alegria, amor, gratidão, admiração, inspiração e interesse, fato comprovado pelos estudos científicos que relacionam a gentileza ao gene de liberação do neurotransmissor dopamina, no decorrer de situações agradáveis, a dopamina é liberada e desencadeia impulsos nervosos que levam a uma sensação de prazer e bem-estar.

Quem nutre emoções positivas, a positividade e a solidariedade têm um funcionamento físico, mental, emocional e social mais saudável, fortalece o sistema imunológico, estabelece melhores relações sociais, diminui o risco de ter doenças crônicas, potencializa a saúde e o bem-estar.


A gentileza deve ser expressada em situações favoráveis e desfavoráveis, não pode ser condicionada aos interesses próprios, às vontades e aos desejos. Não se trata de dar sorrisos forçados, jogo de interesses, usar máscaras, evitar conflitos, agir em desacordo com o que se pensa ou se sente. Não é ser desrespeitoso, cruel, fingido, egocêntrico ou indiferente.

Gentileza é um modo de estar no mundo! Deve ser ensinada, aprendida e cultivada!

A educação emocional cumpre um papel fundamental no ensino da orientação das emoções, do equilíbrio emocional, do acolhimento das emoções, do enfrentamento de adversidades, da tolerância de frustrações, do convívio, da positividade, da sinalização de necessidades, valores e limites, enfim, autoconhecimento sobre si, o outro e do mundo.

A família, a escola e a sociedade devem ajudar as crianças e os jovens a se desenvolverem em diferentes perspectivas, com foco em si, no outro e no mundo a fim de viverem bem no mundo moderno em meio às tecnologias, cultivando boas relações interpessoais e tomando boas decisões na preservação do mundo. Os adultos também precisam se reeducar nesse sentido!


A empatia é ser capaz de compreender a realidade alheia e de se relacionar com essas realidades sob a ótica do outro, estabelecendo sintonia com outras pessoas, cultivando carinho e compaixão. Não se trata apenas de fazer o exercício mental de se colocar no lugar do outro, e sim de estar pronto a ajudar efetivamente.

Ser gentil, na essência do termo, é ser empático, ser congruente, agir de modo coerente e adequado, prezar pelo respeito, pela afabilidade e flexibilidade.

O mundo está carecendo de gentileza! É necessário refletir sobre as atitudes usuais que geram conflitos e consomem energia emocional, bem como a outra polaridade, as condutas que trazem paz, estabilidade e ganho emocional.

Há um alto índice de queixas originadas de relacionamentos conflituosos, várias discórdias e lamentações que são centradas na ausência de gentileza nas relações. São demandas frequentes nos consultórios terapêuticos – psicológicos e psiquiátricos.

A hostilidade é alimentada pelas relações opressoras, disputa de bens materiais e resistência na aceitação de diferenças. É urgente colocar um ponto final nas ações que provoquem animosidade gratuita, má vontade, atitudes grosseiras, intolerantes, descuidadas e individualistas, tudo combustível para disparar afetos destrutivos que são sustentação emocional de brigas e rupturas relacionais.

Afetar significa influenciar tanto positiva quanto negativamente. Analisar o saldo da vida é importante para identificar para qual caminho está sendo direcionado os afetos – os que são provocados pelos próprios comportamentos e os que são impactados pelos comportamentos alheios. Palavra-chave é autoconhecimento para ter sensibilidade no termômetro das relações, o que explode e o que esfria, manejo adequado das situações!

Ser gentil é ser amoroso consigo mesmo, com o próximo e com o mundo! É demonstrar gratidão e respeito! É saber viver e conviver em sociedade, compartilhar conhecimentos e solidariedade, aceitar as diferenças, promover a harmonia em todos os ambientes que transitar!

Gostaria de destacar José Datrino de Souza, popularmente conhecido como Profeta Gentileza figura pública carioca que ficou conhecida na década de 80 por escrever o maior livro urbano com seus poemas nas 56 pilastras do viaduto Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, patrimônio cultural restaurado e tombado. Sua iniciativa pode ter sido uma ação solitária, mas como certeza não foi em vão e foi extremamente solidária! Quem lhe chamava de louco, ele respondia: “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”. O legado das suas mensagens inspira muitas pessoas adeptas à filosofia da gentileza: “Gentileza gera gentileza”, “Não usem problemas, não usem pobreza, usem amor do Gentileza”.

O mundo é uma escola. A própria gentileza, você tem que aprendê-la na vida! É a vida que tem que lhe mostrar a importância da gentileza. Olhar nos olhos do outro para se comunicar cria uma resposta instantânea. Sentimentos para cultivar com base no amor ao próximo, aceitação do outro, tolerância.

Gentileza é um caminho seguro para positividade e todos os benefícios que ela traz! Dá abertura para acessar mais e profundamente emoções positivas! A positividade amplia e constrói! Cultive o cuidado e respeito com o outro. Viva a gratidão com atos que representem genuinamente o seu sentimento!

Seja uma pessoa gentil. Lembre-se de cumprimentar, agradecer, pedir desculpas. Não ignore as pessoas. Pratique atos de gentileza diariamente!

Mãos à obra:

  • Elogie sem economia as boas atitudes e tarefas bem feitas!
  • Cumprimente as pessoas e enriqueça seu vocabulário: por favor, com licença, obrigado/a, desculpas, bom dia, boa tarde, boa noite, prazer em conhecê-lo/a…
  • Expresse gratidão! Agradeça as pessoas que lhe fazem favores e deixam sua vida melhor!
  • Sorria e demonstre cordialidade! Sem necessidade de demonstrar euforia quando não se tem apreço genuíno. Gentileza é delicadeza, não dissimulação.
  • Dê passagem para pedestres ou outros condutores mais apressados, respeite a sinalização e preserve a vida com paz!
  • Respeite os espaços reservados, assentos preferenciais e ceda seu assento para idosos, gestantes, pessoas com obesidade mórbida e portadoras de necessidades especiais!
  • Peça licença quando precisar passar pela frente das pessoas!
  • Surpreenda positivamente uma pessoa do seu convívio com uma ligação, um abraço, um presente, uma oração, uma música.
  • Doe o seu tempo para ouvir ou prestigiar alguém. Esteja presente com qualidade, sem esquivar atenção para os aparelhos eletrônicos e redes sociais.
  • Agradeça a chuva, o sol, o frio, o calor. Tudo é necessário para vida! Não feche o tempo com o mau humor!
  • Se você for se atrasar para um compromisso, ligue para avisar e justificar-se! Isto demonstra respeito e educação, pois o tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu!
  • Retorne os telefonemas, responda às mensagens, agradeça os convites que receber, mesmo que não possa ir. Isto demonstra consideração e cordialidade nas relações.
  • Não julgue nada e nem ninguém. Lembre-se de que você também necessita de compreensão com as suas próprias fraquezas e limitações.
  • Respire profundamente! Propicie momentos de prazer para você! Seja gentil consigo, com seu corpo físico, mental e emocional.
  • Cultive atitudes e pensamentos positivos. Liberte-se do lixo mental. Aumente a possibilidade de atenção e gentileza todo dia!
  • Nutra as qualidades e virtudes das pessoas, ressaltando esses aspectos nas conversas para gerar empatia e positividade.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: lobodaphoto / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 06/07/2017 às 6:30






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.