Lição de liderança com a faxina de casa

5min. de leitura

Um líder ensina outros a se tornarem líderes, e isso deveria começar em casa.



Senta, que lá vai textão.

Aqueles que estão mais próximos à minha família sabem que não temos “auxiliar do lar”. Isso mesmo. É um conforto muito caro, nos dias de hoje. Então, como cuidamos da nossa limpeza de casa? Todos fazendo um pouco. Todos mesmo.

Hoje foi um dos dias em que meu trabalho na rua foi substituído pelo home office, mas daí pensei: “Será muito mais vantagem trabalhar com a casa limpa e ainda surpreender a patroa.”


Mãos à obra, ou melhor, vassoura e panos à mão e bora para a obra. Limpei toda a casa, lavei banheiro, louça, passei aspirador, pano no chão, tirei pó de tudo, enfim tudo que a dona Daniella faria eu fiz para nós.

Aonde quero chegar? Promover-me? De forma alguma, porque isso é um hábito que tenho, um valor que minha mãe me ensinou desde cedo. A jornada dupla tem de ser dos dois e não somente da mulher.

Mas hoje em especial estava limpando e pensando em liderança, uma das áreas que mais me empolgam e com a qual trabalho também. Muito mais que limpar a casa, estou ensinando às minhas filhas que homem anda junto com a esposa, estou criando o valor de valorizar o outro.


Desenvolvendo altos padrões de escolha

Estou ensinando a elas, Nicole e Isabela, a criarem padrões de escolha. Quero que literalmente comparem o que têm em casa, o homem que têm como referência, com aquilo que lhes está sendo oferecido o tempo todo. Quero que seus padrões de escolha sejam altos.

Estou errado? Penso que não, porque só nós, pais, sabemos quão duro é criar filhos para que sejam solução para uma sociedade caótica. Posso até não conseguir todo o meu objetivo, mas vou morrer tentando. Vou mirar na Lua e, quem sabe, acerto alguma estrela.

Um líder ensina outros a se tornarem líderes, e isso deveria começar em casa.

Aqui elas não saem enquanto não deixam o quarto arrumado. Isso se chama padrão de excelência que está sendo implantado no coração delas e, com toda certeza, irá reverberar em suas vidas.

Estou ensinando com a faxina que o homem deve ajudar sua esposa e que o controle da TV não pertence somente a ele, só porque ele “trabalhou a semana toda” e como prêmio de consolação recebe o sofá, o tal controle e o silêncio na sala para assistir ao futebol enquanto sua mulher, que não trabalhou… pouco, durante a semana, arruma tudo sozinha. Entende?

Tudo isso que estamos conversando é direcionado para a vida profissional. Os filhos precisam – e devem – ser liderados com firmeza (não estou falando de brutalidade) para que em suas angústias encontrem porto seguro em seus pais.

Grave esta frase: não posso ensinar os filhos dos outros a serem homens de verdade, mas posso ensinar minhas filhas a fazerem uma ótima escolha. Posso e devo subir o nível de escolhas delas sendo eu o seu mentor, isso é meu dever de pai e líder.

Ensinar liderança e formar líderes são práticas que começam em casa, nas pequenas atitudes, nos pequenos modelos apresentados, vividos e repetidos até que se tornem valores intrínsecos dos nossos futuros líderes.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: Coreograph/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 13/01/2020 às 6:16






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.