Livre-se do stress praticando esses 8 cuidados com seu cérebro:

6min. de leitura

Se você se sente cansado, desgastado, sem energia, com a memória falhando, é bom se cuidar! Você pode estar com o nível de stress ruim alto!

Mas, existe stress bom e ruim?



Claro!

Stress é um estado de tensão que acaba com o equilíbrio interno do organismo. É por isso que, às vezes, em momentos de desafios, nosso coração bate rápido demais, o estômago não consegue digerir a refeição e a insônia ocorre.

Quando passamos por adaptações que nos são muito prazerosas como ser mãe, mudar de emprego, começar um relacionamento (claro, se for tudo desejado), estamos frente ao eustress que é o stress bom.

O excesso de tensão, que não é normal chama-se de distress. Ele pode vir de fontes externas como: profissão, falta de dinheiro, brigas, assalto, perdas, falecimentos… Ou de fontes internas: como da nossa forma de interpretar a nossa vida, o modo como pensamos sobre as situações e os sentimentos e emoções que cultivamos diariamente.


Podemos prevenir e corrigir o de stress, cuidando do nosso cérebro todos os dias, evitando o envelhecimento precoce dos neurônios, com ações simples como:

  • Nosso cérebro progride com novidades, por isso é fundamental a gente sempre procurar fazer coisas novas, experimentar sabores novos, mudar trajetos que fazemos sempre…
  • Ao levantar precisamos de alguns cuidados: quando acordamos é bom lembrar que todos nossos órgãos estavam em repouso e que precisam de tempo para despertar. Por isso é importante realizar as rotinas matinais com foco e leveza.
  • Ao tomar o café lembre-se de mastigar bem (seu estômago não tem dentes).
  • Ao tomar banho, sinta água limpando todas as impurezas, sendo físicas ou emocionais!
  • Ao sair, sinta a temperatura do dia na sua pele e pense no lado positivo dela!
  • Ao longo do dia você pode fechar os olhos por 2 ou 3 minutinhos e mentalizar cenas bem coloridas. Podem ser flores, paisagens, pássaros, o que quiser. Mas tudo bem colorido! Isso gera a sensação de conforto e bem-estar.

Pode acreditar que dá certo!

Com certeza a gente pode enganar o cérebro quando a gente não está bem e dizer para ele: pode ficar bem “felizinho”, pois preciso continuar trabalhando, estudando, vivendo bem…

Outra ferramenta gratuita e simples: rir muito!


O bom humor afasta sinais de senilidade, o riso é um dos nossos maiores aliados na prevenção da qualidade de vida. Afinal, alegria fortalece o corpo e a mente.

O que o riso pode fazer por nós? Rir fortalece o sistema imunológico. Mesmo em momentos de nervosismo o riso pode reduzir o stress e ansiedade; libera endorfina, hormônio que produz sensação de bem-estar e alivia a dor; diminui a pressão arterial…

Podemos prevenir e corrigir o distress também mudando crenças que não são boas para nós. Crenças que serviram até aqui, mas que podem não servir mais, por isso é fundamental sempre as rever.

As crenças são como uma espécie de filtro das situações que vivemos. Existem crenças racionais, que são as crenças fortalecedoras, que dão à pessoa condições de analisar de forma objetiva os problemas e encontrar soluções adequadas, ou, até mesmo, se adaptar e aceitar uma situação problemática.

Já, as crenças irracionais são uma maneira de distorcida de julgar as situações que estão ligadas a uma tendência da pessoa de julgar negativamente a si mesma, o mundo e os outros. Essas crenças são limitadoras ao nosso crescimento e normalmente geram frustrações, ansiedade e estresse.

Preste bem atenção agora!

Veja alguns exemplos de crenças irracionais e marque as que você se identificar:

  • Você acha que deve ser estimado ou aprovado por todas as pessoas importantes em sua vida, por isso tem dificuldade de dizer não.
  • Você acredita que deve ser plenamente competente, para que possa considerar-se digno de valor.
  • Você espera que as outras pessoas ajam conforme a sua vontade.
  • Você acha que deve ficar extremamente preocupado com os problemas de outras pessoas que você gosta.
  • Você acredita que tem um controle absoluto, perfeito sobre as coisas.

Se você apresenta pelo menos três dessas crenças, provavelmente está produzindo muito stress, ansiedade e sofrimento pessoal.

Rejeite sempre qualquer crença que o mantenha triste, ou infeliz. Se elas não ajudam, são problemas e todos os problemas devem ser eliminados.

Aqui tem uma aula para você que quer saber mais sobre o assunto:

Coloquei mais exemplos e exercícios que não deu para colocar aqui no artigo.

Espero que goste!

Abraço carinhoso!

Isabel

___________

Direitos autorais da imagem de capa: bogdanbrasoveanu / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.