ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Maturidade é quando somos sinceros em atitudes conosco mesmos e com os outros

remy loz S5giM84Qzms unsplash

Maturidade é quando olhamos para dentro de nós, sem nenhum filtro, e somos sinceros em atitudes conosco mesmos e com os outros.



O que você entende quando se fala em maturidade?

A minha visão sobre isso vai sempre se alterando, conforme os dias passam, coisas novas acontecem, surpresas aparecem, é um vai e vem de ciclos começando, renovando-se e terminando.

A grandeza da maturidade está na capacidade de ação, em prosseguir em um singular caminho, valorizando-se o momento, o tempo e as circunstâncias vivenciadas, compostas de um legado de valores, em qualquer época da vida.


Há quem diga que maturidade são as rugas realçadas na face, efeito da pessoa que se encontra pra lá de adulta ou então o último estágio de quem atingiu completo desenvolvimento… 

Maturidade é mais do que idade! Maturidade vai muito além! Maturidade não precisa ser exatamente compreendida como um espaço de tempo entre juventude e velhice, com quantos aniversários você já fez, ela independe de vínculo com idade cronológica. Porque já sabemos que há pessoas jovens com muito mais maturidade que pessoas na terceira idade.

Maturidade é quando ainda jovem já se entende que ninguém cresce sem errar, que crescer dói e algumas vezes machuca, mas se compreende que a sabedoria começa a nascer das cicatrizes que se carrega.

Maturidade é quando fazemos uma autoavaliação e sabemos que estamos sempre precisando de algo, que ainda somos passíveis de muitas melhorias e aperfeiçoamentos, mesmo contando com o quanto de experiências já vivemos.


Maturidade é quando se entende que a opinião do outro é escolha dele e não sua, e que cada um é livre para escolher e que ninguém consegue alterar os resultados das escolhas. É descobrir que, entre erros e acertos, somos seres em construção.

Ela nos mostra que é difícil saber exatamente como a vida funciona, mas nos faz compreender que viver é um eterno aprendizado e que a cada lição nos mostra nova visão da realidade, trazendo-nos forças e serenidade para um encontro de solução dos constantes desafios que enfrentamos, conforme nossa vivência.

Maturidade é quando se consegue ser amigo, mesmo não havendo amizade na mesma proporção, é quando descobrimos que inimigos são nossos pensamentos de críticas aos outros e autocondenação são nossos medos internos e nossas dúvidas não questionadas por orgulho.

Maturidade é quando olhamos para dentro de nós, sem nenhum filtro, e somos sinceros em atitudes conosco mesmos e com os outros.


Maturidade é quando se tem lealdade ao futuro e se desprende do passado, entendendo que ele foi necessário, mas que já passou.

É quando você sabe que o fator determinante de quem você se tornou na vida foi uma adversidade quase mortal, mas que se tornou uma oportunidade maravilhosa de despertar para quem você é na busca de melhorias internas contínuas para um despertar de consciência saudável.

Por fim, o mais importante de ter maturidade é saber, sentir e acreditar que não importa a idade nem o que já aprendemos, vivemos e comprovamos, mas que nunca estaremos prontos, experientes e desenvolvidos plenamente, que sempre haverá o que aprender, experimentar, o que fazer e o que ensinar…

 


Direitos autorais da imagem de capa: Remy Loz/Unsplash.

Fuja de paixões mornas e desinteressadas!

Artigo Anterior

Deus proverá tudo de que você precisa para vencer as dificuldades da vida!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.