Bem-Estar e SaúdeColunistas

Medicina ortomolecular: a chave da saúde

medicina ortomolecular

Ter saúde, sentir-se bem e diminuir ao máximo o risco de doenças são algumas das principais preocupações de todos nós.  Por este motivo, hoje falaremos de um tema que possibilita entendermos como podemos nos tornar cada vez mais saudáveis e bem dispostos. Tenho certeza que você já ouviu o termo Medicina Ortomolecular, mas, será que você sabe o que significa?



Ortomolecular é uma palavra cuja origem vem do grego Orthos que significa normal, exato, direito, correto.

A denominação Medicina Ortomolecular foi proposta por Linus Pauling, Prêmio Nobel de Química em 1954 e da Paz em 1962, conhecido mundialmente por seus trabalhos científicos e humanitários e pela ênfase com que recomendava o uso diário de vitaminas, principalmente a vitamina C e os minerais.

A Medicina Ortomolecular segue estes princípios na busca pela saúde e qualidade de vida. O objetivo da Medicina Ortomolecular é compreender as inter-relações que ocorrem a nível bioquímico no organismo e podendo, dessa forma, atuar corrigindo estes mecanismos quando alterados, harmonizando de maneira global células, órgãos e sistemas.


O tratamento age suplementando o organismo com os elementos adequados para esse reequilíbrio bioquímico. As vitaminas, os minerais e os ácidos graxos tem papel principal neste processo, a forma de aplicação pode ser via oral, com cápsulas manipuladas em farmácia magistral, e também via endovenosa através de soro com vitaminas e minerais.

A Ortomolecular pode ser utilizada por qualquer pessoa e nas mais diversas patologias. Para algumas pessoas, será utilizada de maneira preventiva, harmonizando o organismo e aumentando a imunidade e a vitalidade, promovendo a saúde e evitando doenças.

Para outras, que já apresentam patologias, será utilizada conjuntamente a outros tratamentos com a mesma finalidade de equilíbrio, para estimular as defesas e respostas do organismo. O tratamento é individualizado para cada pessoa e para cada diferente fase e momento de sua vida.

A Medicina Ortomolecular pode fazer parte de uma revolução na forma como cuidamos de nossa saúde, pois, ela segue o paradigma holístico que trata o ser humano como um todo, individualmente, com produtos em sua maioria naturais e vem antecipando, em muitos anos, as descobertas que atualmente fazem parte da medicina convencional como, por exemplo, o uso de antioxidantes e suplementação nutricional, a descoberta do papel dos radicais livres nas doenças crônico degenerativas e muito mais.


Enquanto a medicina convencional atém-se aos sintomas e patologias, utilizando medicações muitas vezes paliativas e que vão se opor aos sintomas e, em geral, após as doenças já estarem em franca evolução, a Ortomolecular utiliza uma abordagem holística, sistêmica do paciente, utiliza produtos e suplementos naturais procurando reduzir a carência dos mesmos, carência essa, responsável por grande porcentagem do processo de adoecimento, esses suplementos têm papel importante na prevenção das doenças e na promoção da saúde.

Várias doenças, hoje em dia, são comprovadamente relacionadas à patologia pelos Radicais Livres, como por exemplo o Câncer, Arteriosclerose, a Artrite, a Catarata e o Enfisema Pulmonar.
Outras doenças se autossustentam ou se mantêm na presença de excesso de Radicais Livres como: Infecções graves, Diabetes, Mal de Parkinson, Alzheimer, enfermidades neurológicas desmielinizantes (Esclerose lateral amiotrófica), entre outras; a lista cresce conforme os mecanismos das doenças vão sendo melhor esclarecidos.

A Ortomolecular vem somar aos conhecimentos existentes e oferecer uma terapêutica utilíssima, uma nova abordagem para estas e outras doenças do homem contemporâneo.


Entendemos que a Ortomolecular não se trata de uma Especialidade Médica propriamente dita, mas sim de uma excepcional forma terapêutica, de abordagem médica, que pode ser aplicada em todos os ramos e especialidades na Medicina em geral.

Ainda há alguma confusão com a utilização dos termos Medicina e Terapia Ortomolecular; utilizamos o termo Medicina quando a aplicação é feita por um médico que tenha formação na área e Terapia quando sua utilização é feita por outros profissionais.

Procure sempre profissionais competentes e bem indicados para tratar de sua saúde, conheça a formação desses profissionais, pois, a saúde é o maior bem pessoal que temos e nos possibilita viver e realizar nossos sonhos e ideais.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: udra / 123RF Imagens


Isso faz parte da vida! quem nunca passou por isso?

Artigo Anterior

Sono e qualidade de vida…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.