publicidade

A mente comanda e “molda” o cérebro!

A sua realidade é traçada na sua mente. Veja o que a ciência já comprovou.

Você sabia que o seu cérebro não diferencia realidade da imaginação? Sua vida e seu destino estão na sua mente.



Cada vez mais vem sendo comprovado em diferentes estudos da neurociência que a mente “molda” o cérebro. Esse assunto passou a ter mais repercussão e atenção a partir de um experimento de Alvaro Pascual-Leone, da Harvard Medical School, relacionado ao cérebro e sua funcionalidade que foi divulgado na Revista TIME. Nessa pesquisa com voluntários que treinaram uma sequência simples de uma música no piano, evidenciou-se um aumento da área cerebral responsável por esse tipo de aprendizado. Interessante, mas a surpresa foi que o outro grupo de voluntários que tinham apenas que “imaginar” a mesma sequência da música também tiveram a mesma área do cérebro estimulada sem, no entanto, terem praticado no piano. Esses resultados foram evidenciados através da análise por ressonância nuclear magnética funcional, que mostrou o mesmo estímulo cerebral tanto no grupo que treinou no piano quanto no que apenas imaginou. E mostrou também que o treinamento mental tinha a capacidade de mudar a estrutura física do cérebro.

O MESMO ESTÍMULO!!! Isso não é incrível? A prática mental resultou no mesmo estímulo no cérebro!!!! Parece que é indiferente se você fez ou pensou estar fazendo alguma coisa, pois os circuitos neurais foram ativados igualmente.

Ou seja, o cérebro não diferencia realidade de imaginação!

Isso reforça a profundidade da afirmação: Tenha cuidado com os seus pensamentos.  Mudando nossos pensamentos mudamos a ilusão e experimentamos outra realidade.


Cada ideia, pensamento, sentimento e emoção criam uma representação no cérebro através de um circuito neural. A mente faz conexões e cria uma realidade a partir das visualizações que você envia. Entendeu isso? O foco da sua atenção forma conexões, criamos com nossos pensamentos uma rede neural no cérebro e daí surgem as pseudo realidades que juramos serem verdadeiras mas podem ser fruto da nossa imaginação.

Mas isso já é sabido pelos chamados esotéricos, místicos antigos e estudantes das ciências ocultas há muito tempo, de que nossa realidade é programada pela linguagem, palavras e pensamentos. Ok, mas agora está sendo provando e comprovando pela ciência.


Platão já era convencido de que o universo era uma cópia desbotada da verdadeira realidade, chamada Iperuranio (“além dos céus”). E o que nós consideramos ser a realidade, é pura ilusão. E completou afirmando: O homem apenas entenderá a verdadeira natureza do universo quando a sua alma retornar no Iperuranio.

Bom, tem mais, a neurociência vem provando que o cérebro tem o que se chama de neuroplasticidade, ou seja, é possível criar novos caminhos neuronais. A plasticidade cerebral refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se tanto funcional quanto estruturalmente ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências. Isso quer dizer que podemos treinar a nossa mente e direcionar os nossos pensamentos para ativar determinadas áreas do cérebro, despertar a capacidade de pensar de maneira diferente, colocar nosso corpo sob o comando de uma nova mente, desenvolver nossa capacidade criativa a serviço da reeducação do nosso cérebro. Assim como também podemos silenciar outros caminhos neurais sabotadores.

Concluindo: O cérebro pode ser modificado e moldado e a motivação vem da sua mente. O mundo nada mais é do que um espelho do que pensamos. Tudo aquilo que acreditamos, projetamos. Então, tire proveito dessa adaptabilidade cerebral. Quais áreas do seu cérebro você estimula e quais você inibe com os seus pensamentos?

A mudança está nas suas mãos, ou melhor, no seu cérebro!!!!


Referências: time.com, Astrocyte-synapse structural plasticity. Neural Plast. 2014;2014:232105. doi: 10.1155/2014/232105. Epub 2014 Jan 8.

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.