ColunistasReflexão

A metáfora da fera…

#NarrativasQueInspiram – A Metáfora da Fera



Próximo da estreia de duas monstruosas narrativas nos cinemas do Brasil, já consideradas clássicas, os filmes ‘A Bela e a Fera’ e ‘Kong – A Ilha da Caveira’, é difícil não pensar na importância inspiradora dessas tramas.

Mais conhecidas por “narrativas de feras”, as quais já povoam o imaginário humano desde a Grécia antiga, quando os heróis gregos lendários sempre tinham que enfrentar criaturas bestiais para alcançar um objetivo e obter o sucesso em sua jornada.

Hoje a ideia de vencer a fera, de domá-la, é um dos exemplos metafóricos mais usados para inspirar as pessoas a não desistirem de um objetivo apesar das dificuldades no caminho. Quanto maior o obstáculo, maior a glória, mas também mostrará o tamanho da força e determinação daquele que busca por determinado feito.


Entre todas as histórias já contadas, atualmente é difícil alguém não conhecer a da Fera domada pela jovem Bela ou de Kong o rei da misteriosa ilha “perdida no tempo”. Duas monstruosas narrativas que são contadas e recontadas a várias gerações.

De quadrinhos a série de TV, ambas as histórias já tiveram várias versões e retornam esse ano as telonas em dois fantásticos remakes. Duas histórias que mostram o quanto se pode ser determinado para a realização de um objetivo.

Vale dizer que a magia do cinema sempre marcou as duas narrativas, por permitir um melhor vislumbre do poder inspirador das histórias que mostram a conquista de algo que aparentemente é inatingível. Algo que por ser “protegido” por uma fera não é alcançado facilmente.


A fera que fará tudo para impedir que o objetivo seja alcançado, testando a capacidade de quem busca a glória. O que fará com que transpor o obstáculo dito impossível, faça tudo parecer possível.

Enfrentar a fera e vencê-la, faz o mundo de repente parece um lugar mais harmônico e caloroso, onde o impossível deixa de existir, pois é só uma palavra para algo que alguém ainda não conseguiu realizar.


A força do pensamento na medida certa!

Artigo Anterior

Aceite. Quem não te procura, não sente a sua falta!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.