3min. de leitura

Não espere que outra pessoa faça por você o que somente você mesmo pode e deve fazer

Acredito que a maioria das pessoas não seja muito fã desta palavra: limite. Relacionamos com limitação, barreira, contenção. Um outro enfoque está relacionado com uma visão de que, de alguma maneira, devemos exercer algum tipo de controle sobre o outro. Colocá-lo “em seu lugar”.


Convido você a ter um novo olhar sobre esta palavra, e entendê-la como… fronteiras.

Desta maneira, limites são as suas fronteiras, as demarcações do que é seu território. E o que isso tem a ver com relacionamentos? Simplesmente tudo!

Você precisa ter muita clareza de qual é o seu território, o que lhe pertence (e isso só muito autoconhecimento pode fornecer), a fim de assumir responsabilidade sobre a sua vida e fazer escolhas alinhadas com a sua essência.

A regra é bem simples: o que está dentro das suas fronteiras lhe pertence e é sua responsabilidade. O que está fora das suas fronteiras, pertence ao outro e é responsabilidade dele.

Vamos a alguns exemplos? Os seus sentimentos, as suas expectativas, os seus sonhos, as suas necessidades… são seus! Portanto, sua responsabilidade. Você deve dar conta das suas questões. Elas estão em seu território, dentro das suas fronteiras.


Não cabe ficar esperando que outra pessoa assuma responsabilidade por algo que pertence a você.

Relacionamentos saudáveis, equilibrados, com trocas dignas, são aqueles nos quais, dois adultos (isso é muito importante) entendem perfeitamente quais são os seus territórios e assumem a responsabilidade por cuidar deles.

Portanto, sua felicidade deve ser conquistada por e para você! Não espere que outra pessoa faça por você o que somente você mesmo pode e deve fazer.

Relacionamento é um encontro para melhorar a vida dos dois, não um atendimento de emergência em um pronto socorro! E, muito menos, a materialização do gênio da lâmpada, que resolverá todos os meus problemas, atendendo a 3 pedidos.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.


Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.