Não tenha medo do silêncio, ele é a sabedoria em seu mais alto nível!

5min. de leitura

Não tenha medo do silêncio, porque no silêncio há descanso, silêncio não é indiferença nem frieza, o silêncio é sabedoria em seu mais alto nível.



O inconsciente é mais veloz do que a consciência. O silêncio me incomodou por anos, achei que poderia ser uma pista, então resolvi estudá-lo. Eu não suportava o silêncio, nem sabia lidar com ele, porque o meu “eu” interno estava sempre gritando, lamentando e falando de si mesmo. Era um relacionamento sério com o ego, eu não sabia lidar com o silêncio das pessoas, muito menos com o meu silêncio, eu precisava me calar completamente, aprender a ouvir o outro e também a escutar a voz interior, a voz que dá resposta para todo e qualquer conflito interno ou externo.

Se você também não sabe como lidar com o silêncio, aprenda-o devagar, ficando um minuto em silêncio, sem pensar em nada, sem se preocupar com nada, depois tente 2 minutos, 3, 4 e o máximo de tempo que você puder e achar necessário para clarear sua mente e colocar todas as coisas em ordem.

O silêncio é importante, é a organização do todo. Tire um tempo só para você e verá que o silêncio ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento. Silenciar é ouvir a voz do Universo; no silêncio, há conforto, paz de espírito e prazer absoluto. Silêncio é poder, é o caminho para a autoconfiança.


Não tenha medo do silêncio, porque no silêncio há descanso, silêncio não é indiferença nem frieza, o silêncio é sabedoria em seu mais alto nível.

Se você não tem nada de positivo para falar sobre determinada pessoa ou situação, prefira o silêncio; se tem dúvida, prefira o silêncio. O silêncio pode ser usado de diversas maneiras; se existe tempo para falar, deve haver também tempo para silenciar.

O silêncio é a arte de ouvir a voz da alma. O silêncio tudo clareia e tudo responde. Se você ainda não conhece o poder de cura do silêncio, procure um centro de meditação “vipassana”, essa técnica vai ajudá-lo a ver as coisas como elas realmente são, vai limpar seus olhos, então você passará a enxergar aquilo que lhe parecia invisível. Existe curso que dura cerca de dez dias e acontece em aproximadamente em 170 centros no mundo inteiro, inclusive em alguns poucos estados do Brasil, dentre eles o Dhamma Sarana, localizado a 45 km do centro de São Paulo.

Se você quiser aprender mais sobre o poder do silêncio, existem muitas ferramentas de estudo para esse fim, dentre as quais eu indico:


Os livros

1. “A voz do silêncio”, de Helena Blavatsky, traduzido por Fernando Pessoa.

2. “As 5 habilidades essenciais do relacionamento”, que aborda o silêncio de forma indireta e sutil.

3. “Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento”, de Thich Nhat Hanh.

Também indico os filmes:

1. “Comer, rezar e amar”, com direção de Ryan Murphy e belíssima trilha sonora do cantor brasileiro João Gilberto.

2. “A voz do silêncio”, de André Ristum e música de Patrick de Jongh, aborda a solidão e a libertação de conflitos.

3. “A voz do silêncio”, de Koe no Katachi, delicada animação que venceu o prêmio de melhor animação no Japan Movie Critics Awards.

O silêncio é a comunicação universal, encontre seu dhamma, o caminho da verdade final.

Finalizo esse pequeno artigo pedindo a todos um minuto de silêncio, porque silêncio é saúde, e é de saúde que todo mundo precisa.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Jessica F/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.