publicidade

Narrativa em forma de jogo que inspira jogadores em busca de uma profissão…

#NarrativasQueInspiram



Narrativa em forma de jogo que inspiram jogadores na escolha de uma profissão

Muito mais que um jogo, os RPGs são narrativas criadas com o objetivo de tornar o ato de jogar uma verdadeira aventura.
Inspirando a criatividade dos jogadores, muitos deles ao ponto de encontrarem a profissão dos sonhos.

R.P.G., sigla em inglês que significa “Role Playing Game” (em tradução livre para o português seria “jogo de interpretação de personagens”), é uma narrativa na qual é dado aos leitores as regras do jogo e o cenário de uma determinada história. Porém os personagens e maiores detalhes da ambientação da aventura é desenvolvida pelo grupo de jogadores, o qual sempre tem um Mestre que ministra o jogo.

A versão tradicional do RPG estimula a imaginação e o raciocínio dos jogadores, como também no desenvolvimento criativo, o que é ótimo para aspirantes a roteiristas.
Um exemplo hollywoodiano, é a saga ‘Anjos da Noite’, em inglês ‘Underworld’, que tem várias referências no roteiro sobre a guerra entre Vampiros e Lobisomens vistas nos livros de RPG ‘Vampiro: A Máscara’ e ‘Lobisomem: O Apocalipse’.


No entanto, é no Brasil que um autor, após anos jogando RPG, desenvolveu uma fantástica saga. Com uma história original, criada a partir dos personagens que criou para jogar, Renato Rodrigues publicou o primeiro livro da saga ‘Dragões de Titânia’, que atualmente está no Volume 4.

O autor é um ótimo exemplo de como os jogos de RPG podem estimular a mente e desenvolver a criatividade, inspirando os jogadores a construir personagens complexo e tão ricos que podem com o tempo incentivar alguns a irem além dos jogos, criando suas próprias histórias e se tornando futuros escritores e roteiristas.


Por ser um jogo de narrativa, com a opção de interpretação, o RPG também pode inspirar jogadores a seguir a carreira de ator ou atriz.

Além dos RPGs tradicionais feitos como narrativa literária, ou seja, na forma de livros, também há histórias mais simples, mas ainda assim com narrativas estimulantes, o MMORPG que é um tipo de RPG para jogar na internet. Nesse caso, o jogo online pode inspirar os jogadores a se tornarem roteiristas de games, pois vai inspirar não só a criarem personagem e cenários, mas ambientes e desafios para jogos dos mais variados.

Mesmo que o RPG seja uma forma de jogo subestimada, definitivamente são narrativas inspiradoras.

Anny Lucard

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.