publicidade

A necessidade compulsiva de comprar tem cura?

O que é oniomania: uma palavra derivada dos termos gregos oné, que significa compra ou aquisição e manía que vem de insânia ou fúria, é uma expressão, pouco conhecida, usada para designar a necessidade compulsiva de comprar.



Os indivíduos possuidores dessa mania sentem um enorme prazer em adquirir bens, preenchendo momentaneamente o seu vazio emocional.

Eles compram tudo que avistam pela frente, e após as compras acumulam objetos na tentativa de satisfazer o vazio existencial.

Ademais, não percebem que a sensação de vazio precisará sempre mais, como uma maneira de aliviar a angústia.

Estima-se que pessoas que têm esse comportamento representem 5% da população geral, que acreditam que estão comprando de acordo com o seu orçamento. Apesar disso, terminam endividados, para manter as aparências diante da sociedade.

Nós, seres humanos, somos movidos pelo desejo, mas quem explora essa dimensão com sutileza é a publicidade, que com suas técnicas escapistas promete prazer, felicidade e sucesso na compra de um carro novo e até no comer uma fatia de pão com margarina.

A cultura do crédito fácil estimula esse descontrole, onde a vida é pautada em cima do consumo, tornando-se o centro gravitacional da cultura capitalista e do consumismo passivo, como analisou o psicanalista Erich Fromm.


Fromm também constatou que no ponto de vista psicopatológico a solidão e a impotência encontraram na indústria moderna artifícios da felicidade de consumo e estímulos para o rápido alívio psicológico da condição humana, que em seu dinamismo tende a procurar soluções de alguma forma, com possibilidades de satisfação, ainda que ao preço da violência, da neurose e servidão voluntária.

Quando o Ter nega o Ser nasce uma espécie compulsiva de consumo, que visa exclusivamente aliviar a ansiedade ou mesmo a incerteza implícita à nossa modernidade líquida, repleta de sinais confusos, propensos a mudar com rapidez e de forma imprevisível, como identificou o sociólogo Zygmunt Bauman.


Não estamos negando a importância de consumir, pois o consumo é próprio do crescimento social, econômico e na melhoria da qualidade de vida, visto que precisamos comer, vestir, morar, trabalhar, etc, para realizar a manutenção do nosso Ser. Assim, podemos consumir de modo sustentável, levando em consideração a saúde e o meio ambiente.

A necessidade compulsiva de comprar tem cura através da psicoterapia, que ajuda na mudança dessa conduta, descobrindo os fatores que levam a supervalorizar as compras, a fim de encontrar novas fontes inconscientes de prazer, que serão direcionadas à real carência afetiva do sujeito. 

É um tratamento multidisciplinar, que pode ser realizado com auxílio psicológico e psiquiátrico, mas que depende do sujeito em querer buscar o equilíbrio entre o Ter e o Ser, possibilitando o espaço para nascimento de sua espiritualidade, que é dar um sentido de conexão com algo maior que si próprio.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: 123kikovic / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.