ColunistasReflexão

Nem tudo vai dar certo, e isso não é o fim

A resiliência nos coloca diante da aceitação, e isso não quer dizer que fracassamos, apenas que simplesmente não temos poder sobre tudo.



Este texto não é um conjunto de palavras de teor negativo; pode parecer que tenha esta pretensão, porém ele nos coloca cara a cara com uma realidade a qual, muitas vezes, por nos considerarmos espiritualizados, trabalharmos nossa mente para encontrar o lado mais positivo das situações, suas lições, por orarmos, meditarmos ou realizarmos qualquer outra prática espiritual, vivemos resistindo e não aceitando.

Em muitos momentos, cá entre nós, não entendemos, não nos conformamos e queremos respostas pelo que deu errado. Questionamos o motivo de as coisas não estarem como queremos, de não estarem fluindo, tomando um rumo desconhecido do que planejamos.

Acreditamos que estamos aqui para ter as melhores experiências, somos merecedores só do que é bom e não compreendemos algumas situações tão adversas, quando tudo era para estar bem, e tantas vezes nos deparamos com certo grau de inconformismo que abala nossa fé.

E a vida segue na sua (im)perfeição

Mas a real é que nem todas as orações são atendidas, nem todos os amores são correspondidos, nem todo mundo vai se tornar rico, nem toda doença se cura definitivamente, sonhos são interrompidos ou nem se realizam, partidas são inevitáveis, eventos inesperados surgem do nada…


O que é isso? É a vida, imperfeita na nossa visão limitada. Nunca encontrei alguém que não sofresse por um dia ou por várias estações, que não tivesse de enfrentar uma profunda tristeza ou que quase desistiu de viver, que se perdeu e ainda está tentando se encontrar, que quer respostas, mas encontra várias, e nenhuma o convence.

Precisamos parar de prometer que tudo vai dar certo. De alguma forma, em algum momento, vai ficar bem ou talvez menos mal, mas se entendermos que existem muitas possibilidades e talvez não seja exatamente a que esperamos que está se apresentando, nós paremos de querer controlar a vida, o Universo, Deus.


Não é que devemos desistir e deixar tudo acontecer, sem fazer a nossa parte, mas parar de falar, de querer convencer as pessoas e de prometer aos outros e a nós mesmos que vai dar certo. Nem sempre vai e a resiliência é o que pode nos ajudar nesse momento.

Ela nos coloca diante da aceitação, e isso não quer dizer que fracassamos, apenas que simplesmente não temos poder sobre tudo.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Valerie Elash/Unsplash.


O plano de Deus para você é perfeito. Entregue sua vida em suas mãos e o resto ele fará!

Artigo Anterior

Esses signos do zodíaco não vivem sem uma boa aventura, eles gostam de se desafiar e superar os próprios limites

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.