Ninguém pode aprisionar tanto um ser humano quanto ele próprio!

4min. de leitura

Você já deve ter ouvido aquele jargão: ”Você é seu pior inimigo” ou ”Nem seu pior inimigo pode fazer tanto dano a você como seus próprios pensamentos”.

Na verdade, não existem inimigos, não existem rivais ou ninguém que possa nos fazer tão mal quanto nós mesmos. Vivemos em uma civilização bastante turbulenta, pessoas que usam umas às outras, pessoas que manipulam as outras, que se aproximam por interesse, pessoas superficiais, que ao conquistarem o que desejam, caem fora!



Essas pessoas são somente pessoas ”tóxicas ‘, aquelas que você deve manter longe da sua estima. Mas o que elas têm a ver com isso? Elas têm TUDO A VER!

A própria palavra ”tóxica” já diz tudo! São pessoas assim, que intoxicam nossa estima, desestruturam nosso psicológico e, às vezes, balançam nosso barco, deixando-nos à deriva.

Devemos ter consciência de que pessoas assim não acrescentam em nada nossa vida, apenas intoxicam nosso caminho. Devemos também estar conscientes de que quanto mais nos apegamos ao passado ou ao futuro, estamos nos autossabotando.


Temos uma característica negativa de estarmos o tempo todo preocupados com críticas a nosso respeito. Se somos alvo dos olhares vizinhos, se estamos dentro dos padrões impostos pela sociedade, se nossa vestimenta está dentro da moda; nós nos preocupamos tanto com o que vão pensar de nós. Criamos expectativas demais sobre as pessoas. Essas características também são uma autossabotagem.

Você é a maior das pressões, o mais sórdido dos concorrentes; de todas as palavras negativas que pode ouvir de alguém, seus pensamentos são os piores, os mais venenosos.

Somos pessoas únicas, temos nossos próprios gostos, nossa própria concepção das coisas. Somos únicos em tudo. Ninguém é igual a ninguém, e nem será. Se não pararmos de nos sabotar, de pensar no que vão dizer a nosso respeito, se pararmos de ficar focando no passado ou futuro, deixaremos de viver o presente, perderemos oportunidades incríveis! Isso se chama ANSIEDADE. Não deixe que ela comande você, não permita que pensamentos constantes aí na sua cabecinha comandem você. Não permita que fatos passados comandem você.

O grande segredo da felicidade é deixar ir o que se foi, desapegar do que não lhe cabe mais. Ser livre. Porque seu pior inimigo se encontra aí, na sua mente.

Saiba jogar tudo o que não presta na lixeirinha. Não armazene passados que lhe trouxeram sofrimentos. Saiba o seu valor e use isso a seu favor.


Comece a se autoavaliar. Se nada está dando certo para você, faça anotações. Anote o que está dando errado, comece a fazer pequenas alterações, mude para melhor!

Não permita que situações tóxicas o comandem. Seja Valente e comece a mostrar a elas que é você quem manda na parada. Caso contrário, você estará se permitindo sofrer, e isso se chama tornar-se seu pior inimigo. Seja você mesmo seu melhor amigo!

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.” Charles Chaplin

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 19/12/2017 às 5:22






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.