“no final tudo ficará bem. Se não estiver bem, é porque não é o final.”

8min. de leitura

Sempre existe uma maneira de resolver os eventos da vida. Digo isto porque seus problemas são temporários. Porém temos a mania de avaliar a vida por uma perspectiva estreita que nos cega a verdade. Saber que tudo acaba funcionando no final não impede que aconteçam eventos adversos. No entanto, nós agradecemos, pois eles são elementos menores em maior plano de trabalho por trás dos bastidores.



“No final tudo ficará bem. Se não estiver bem, é porque não é o final.” – Fernando Sabino

Por exemplo, durante uma produção de teatro, um ator esquece seu roteiro ali naquele momento. Agora imagine que você racionalize que toda a peça será horrível. No entanto, uma hora depois da produção, o jogo segue… a peça prossegue, sem esforço e você percebe que foi uma pequena gafe em sua ótima performance.

Deixe de julgar as situações e confie que as coisas estão funcionando, apesar da sua oposição a elas.

Não é lógico esperar algo que não esteja funcionando a seu favor quando as peças do quebra-cabeça ainda estão se formando.


Pergunte a si mesmo: “O que poderia estar acontecendo nos bastidores que eu ainda não vi, sobre o que eu ainda não sei?”

A verdade é que devemos ter uma visão de longo prazo da vida, se desejamos encontrar a felicidade e o contentamento em nossas circunstâncias cotidianas.

Se você resolver viajar por exemplo: imagine que no início da viagem você encontra a estrada toda esburacada. Você pode imaginar que toda viagem será desafiadora. No entanto, uma vez que o destino é atingido, você aprecia a viagem em sua totalidade repleta de altos e baixos.


Não julgue sua vida com base nas suas circunstâncias atuais, uma vez que esta é simplesmente uma faceta disso.

Nós nos preocupamos porque não confiamos em nós mesmos para lidar com o que nos acontece. Nós nos preocupamos porque não confiamos que a forma como as fichas caem possa funcionar de uma maneira melhor. Nós nos preocupamos porque ainda não dissemos “sim”, isto é, não aceitamos, afirma o psicoterapeuta David Richo.

Embora você não deva ignorar os inconvenientes de curto prazo, explore as principais lições que eles representam.

Um atraso por exemplo não é uma negação. Tudo o que se segue é perfeitamente orquestrado e há um significado contido em cada evento.

Podemos perceber a lição mais adiante enquanto outras vezes não entendemos por que a experiência ocorreu.

Em vez de se ocupar  com condições infelizes, por que não ver que esses obstáculos  proporcionam sabedoria interna e crescimento pessoal?

A vida nos dá  imprevistos quando menos esperamos. Do inesperado surge o nosso maior presente, se suspendemos o julgamento.

“Você é mais corajoso do que você acredita, e mais forte do que parece, e mais inteligente do que você pensa.”

O autor James Hollis escreve em What Matters Most de Vivendo uma vida mais considerada diz o seguinte :

Se somos livres, tão livres como queremos pensar que somos, então nossas vidas deveriam facilmente cuidar de nós mesmos. Nós faríamos escolhas apropriadas e pró-ativas, e a vida funcionaria praticamente enquanto planejamos conscientemente.

Quando as coisas não acontecerem do modo como você  gostaria, concentre-se no que é importante, em vez de se envolver em circunstâncias que significam muito pouco no final.

Uma pessoa em seu leito de morte dirá que seus três arrependimentos são: ter trabalhado demais, não ter amado o suficiente e não ter a coragem de expressar seus sentimentos.

Existe um  propósito em sua vida e sua tarefa é desenterrar isso. Quando você fizer isso, será como se você  estivesse renascendo.

O autor e inventor Buckminster Fuller disse uma vez:

Nunca mude as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar algo, você deve criar um novo modelo que o torne o modelo existente obsoleto.

Quero, então, convidá-lo a confiar no processo da vida, porque o que precisa acontecer vai acontecer querendo ou não, e tudo vai funcionar no final, uma vez que é uma ordem natural da vida, independentemente dos seus medos e dúvidas.

O máximo que você pode fazer é abraçar sua experiência atual. Aceitação significa reconhecer que a vida acontece através de você, não para você. Não seja uma vítima, pois isso reforça seu sofrimento.

Você é poderoso além de suas crenças sobre si mesmo. Eu sei, eu sei que pode não parecer assim, mas esse tipo de pensamento resulta em perceber seus problemas através de uma lente de vítima, em vez de uma lente de capacitação.Se você perder algo por exemplo em sua casa, você aceita e repete as etapas para encontrá-lo. Da mesma forma, aceitar suas condições atuais significa ceder aos seus desafios e permitir que a vida o leve a soluções. Este simples ato reafirma sua intenção de se inclinar para suas condições em vez de se retirar delas.

Como você já sabe, as coisas sempre funcionam no final. Olhe para o seu passado e veja o quanto você se encontrou  por condições semelhantes a essa  que está vivendo e como você passou por elas.

Meus maiores avanços surgiram quando eu estava pronto para desistir. Entregar-se é o maior passo a frente que você pode tomar e uma declaração para colaborar com uma maior inteligência  de que se sabe exatamente como as coisas vão se resolver.

A mensagem do autor Bernard Beitman, que escreve em Connecting with Coincidence, é simples:

Acreditar na utilidade das coincidências significa agir como se a seção de realidade que você habita é um lugar amigável.

Chame isso de paranoia positiva, ou pronoia, o que significa que as coisas funcionam a seu favor, que a “sorte” está do seu lado. Não invista em  suas dificuldades. Se você se concentrar no que não funciona, você tornará isso o seu principal ponto de atração.

Se você já esteve em um  zoológico, a céu aberto, você percebeu que os animais ficam  ali expostos a todas as situações. Calor, frio, chuva. No caso da chuva, no momento em que ela passa, eles se sacodem e a vida que segue.

Gostaria de lembrá-lo daquele provérbio japonês: “Caia sete vezes, levante-se oito.” Deixe isso gravado em sua mente, repita sempre que se encontrar em um desafio. Você perceberá  que é nos momentos difíceis que sobrepõe-se o nosso verdadeiro caráter.

Agora para finalizar, lembre-se: responda à vida sempre com vigilância e coragem. Não se encolha em resignação a nenhuma dificuldade.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O segredo: oksix / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 14/03/2018 às 5:03






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.