O mundo não é feito das nossas verdades. Cada um constrói a sua!

4min. de leitura

Há tantas verdades e dúvidas que rondam nossa mente. Você dúvida disso? Nós estamos sempre cheios da verdade, aquelas que criamos de acordo com nossas crenças ou descrenças.



Vamos moldando os nossos pensamentos com o que nos acontece, ou então, com o que presenciamos ou vemos acontecer com os outros. Num dia acreditamos em milagres, no outro podemos espalhar ao vento que ele até pode existir, mas não é assim em todo lugar e para qualquer pessoa.

Nós construímos nossas histórias com nossas “verdades” ou as mentiras que vamos nos contando para levar a vida de uma maneira que o que fazemos e pensamos está certo.

Quer saber? Não sabemos realmente onde estão as verdades, ou as respostas. Ou quem sabe até sabemos, mas não conseguimos interpretá-las.


sua-verdade

Vivemos em um mundo relativista, onde não encontramos a verdade absoluta. Por isso, nossa busca interna está sempre à procura de respostas. Por vezes elas se mostram, outras tantas vezes nenhuma resposta nos satisfaz.

Nós lidamos com nossas verdades de acordo com a nossa realidade. Foram instituídas tantas leis, tantos pontos de vista e junto deles tantas inverdades ou meias verdades que julgamos as coisas de acordo com nossas emoções ou nossa razão sem muito embasamento.


Desconfiamos da nossa fé, indagamos nossas reflexões, nos perdemos na direção do que pode ser o certo ou o mais correto, nos iludimos diante do que não é.  Enganamos os sentidos e os adestramos para perceber aquilo que a nossa verdade prescreve.

Quem sabe esta busca pela nossa própria verdade seja a vontade de sempre estarmos certo, e que não passa de vontade já que o mundo nos testa e nos ilude ao mesmo tempo. Mas estamos no caminho enquanto procuramos ser corretos em nossas escolhas.

A verdade sempre permeou o intelecto de filósofos, teólogos, pensadores. Para Santo Agostinho ela é definitiva, imutável. Para São Tomás de Aquino é a consequência de fatos causados no passado. E nós podemos concordar ou discordar dos dois.

De fato devemos aceitar que possuímos uma incompreensão enorme das coisas do mundo, da causa e efeito, da natureza, do Universo. Temos dificuldade de entender o inexplicável, de compreender porque as situações às vezes fogem do nosso controle.

sua-verdade2

É, vamos construindo nossas verdades de acordo com as circunstâncias que nos rondam e o que a nossa mente toma como certo para nossa vida. Que fique claro, nossa vida e não a do outro.  E mesmo que a gente diga que ama de verdade, que quer ser feliz de verdade, se for para viver em paz mesmo sofrendo, nós queremos simplesmente, saber a verdade.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 21/11/2016 às 3:32






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.