O passado nem sempre fica só no passado

3min. de leitura

Como é para você pensar em como poderia ter sido algo se tivesse agido diferentemente?



Muitas vezes, somos levados por lembranças, por questões do passado que deram novos rumos à nossa vida. É normal isso acontecer, porque quando algo não sai como planejávamos, o primeiro pensamento é a cobrança do que poderia ter sido feito de forma diferente para que não chegasse à situação atual. Pensamos naquela pessoa que nos amou mais do que nós mesmos, naquela viagem não realizada, naquela amizade que poderia ter permanecido, naquela faculdade que deveria ter sido concluída, naquele sonho por que desistimos de lutar.

Podemos dizer que essas atitudes nos fazem perder um tempo precioso, não porque não tiveram importância, mas porque não podemos mudar o que passou.

Pessoas desistem todos os dias. Pessoas vencem todos os dias. Todos os dias acontece algo que nos obriga a nos posicionar.

Lembrar do passado e sofrer pelas escolhas tomadas fazem com que esqueçamos os principais motivos que tiveram influência nessas decisões e nos sentimos culpados pelas ações, sem um contexto real.


Quantas vezes você terminou um relacionamento e não se recorda de todos os motivos que levaram a isso? Quantas vezes você ficou triste com alguém e não se lembra exatamente de por que isso aconteceu?

vida segue e precisamos aprender a agradecer por cada fase concluída e pelas lições aprendidas.

Pequenos instantes foram importantes para nos transformarmos no que somos hoje, e é necessário que valorizemos isso como algo positivo, como algo que aconteceu e que, apesar das quedas, permanecemos de pé.


Mais importante do que recordar do passado é viver o presente com a sabedoria do ontem e a esperança de um amanhã, porque o passado nem sempre fica só no passado.

Mas cabe a nós decidir se ele vai continuar tendo grande influência nas novas experiências, porque corremos grande risco de deixar de viver o momento mais importante: o agora!

 

Direitos autorais da imagem de capa: Gvexx/Pexels.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 25/02/2020 às 5:13






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.