O que me aflige hoje será importante amanhã?

4min. de leitura

Pensamentos não são fatos, aprenda a filtrá-los. Respire, medite e tente sempre focar no aqui e agora.

Muitas vezes, nós nos preocupamos demais com coisas que podem acontecer ou com situações que imaginamos que podem ocorrer. E na maioria das vezes os pensamentos que temos nem chegam a se concretizar.



Em outras vezes, o que perturba nossa mente são pensamentos em coisas que já se passaram e que não podemos fazer nada a respeito.

Uma frase que falamos ou deixamos de falar, ou algo que fizemos ou deixamos de fazer, ou que nos fizeram e que, muitas vezes, ficamos refazendo as cenas em nossa cabeça.

Isso nos leva a questionar: E se? (Se tivesse feito de outra forma/se não tivesse ido/se não tivesse falado, entre outros ‘e se’ que aparecem por aí).


É fato que não podemos mudar nosso passado, nem antecipar nosso futuro. O que podemos fazer está no agora, no presente.

Nesses momentos de ansiedade e de preocupação excessiva com o passado e o futuro, eu lhe convido a se questionar: O que me aflige hoje vai ser importante amanhã?

Essa pergunta pode fazê-lo ver o que lhe aflige de forma diferente e mais clara.

Se o que lhe causa aflição for algo que não esteja sob seu controle ou um problema que não tenha solução, não há motivos para se preocupar, pois você não poderá fazer nada a respeito.


Pode parecer difícil, mas pensar em outras coisas e ter pensamentos positivos pode auxiliar neste caso.

Se estiver se preocupando com algo que já ocorreu, lembre-se de que você não pode mudar o passado. O que pode fazer é trabalhar nas consequências que tal situação gerou, se for o caso.

Já se for algo que você possa resolver, ao invés de gastar energia se preocupando, utilize-a para agir em prol da resolução do problema.

As coisas em nossa mente podem ser bem maiores e piores do que são na realidade. Um fato qualquer pode se transformar em problema, dependendo da forma como o encaramos.

Ao invés de se preocupar com situações que só existem em sua cabeça ou que estão fora do seu controle, tente gastar essa energia com o que você pode fazer agora.

Se você focar em viver o momento presente, da melhor forma possível, quando chegar o próximo dia não terá motivos para se preocupar com o ontem e, como estará vivendo o hoje de forma mais plena, não terá que ficar ansioso com o amanhã.

Pensamentos não são fatos, aprenda a filtrá-los. Respire, medite e tente sempre focar no aqui e agora.

E lembre-se: nem tudo está sob nosso controle e tudo bem!

_________

Direitos autorais da imagem de capa: vadymvdrobot / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.