publicidade

O significado espiritual da borboleta e a metamorfose pessoal

As borboletas são alguns dos insetos mais interessantes do mundo, elas estão presentes praticamente em todos os continentes, com milhares de espécies diferentes.



Mas quando você vê uma borboleta voando ao seu redor, já pensou no que ela pode simbolizar?

Neste artigo, você vai descobrir o significado espiritual da borboleta!

Qual o significado espiritual da borboleta?

A borboleta é um emblemático símbolo da transformação pessoal, seja uma alteração dentro de você mesma ou mais externa. Elas representam as mudanças que você passa ao longo de sua vida, isto é, os seus ciclos pessoais, desde o nascimento até a morte. São uma forte representação da metamorfose.

Ver uma borboleta dentro do quarto, voando ao seu redor ou até mesmo ao pousar em você significa que está em uma jornada espiritual e mudanças estão prestes a surgir. Por isso fique atenta aos aspectos de sua vida que precisam ser renovados.


A verdade é que o significado da borboleta pode ir muito além, dependendo das interpretações e das culturas nas quais estão inseridas.

Confira os principais significados espirituais das borboletas:


  • Transformação e metamorfose da vida e da personalidade.
  • Passagem pelos diferentes ciclos da vida.
  • Símbolo da essência e da alma.
  • Mensageiras espirituais.
  • Renovação e renascimento.
  • Representação espiritual de poder.

Para o espiritismo, as borboletas são muito associadas à reencarnação, o regresso da alma para um novo corpo. É a progressão da alma, uma nova oportunidade de viver a vida com mais conhecimentos e experiências.

Em várias culturas, as borboletas têm diversos outros significados. Na cultura chinesa, por exemplo, a borboleta é um símbolo da imortalidade. Já na Grécia Antiga, ela é a personificação da alma – quando a pessoa morria, acreditava-se que a sua alma deixava o corpo em forma de borboleta.

No feng shui, as borboletas refletem a liberdade, a leveza e a própria procura pela felicidade. Neste caso, é possível associá-la até mesmo à cura e ao amor.

Para os japoneses, as borboletas, principalmente as brancas, são espíritos viajantes. Elas representam um sinal de que um ente querido que já faleceu está tentando entrar em contato para ajudá-los.

Essa visão das borboletas como mensageiras também é aceita em outras culturas e crenças. Em algumas, as borboletas podem ser anjos ou mensageiras deles que buscam comunicar algo importante para as pessoas, seja através de sonhos ou encontros.

Apesar de todos esses significados de borboletas, em certos casos, também é preciso levar em consideração as suas cores ou espécies!


Significado espiritual da borboleta azul

As borboletas azuis não são tão fáceis de serem vistas, aliás, em geral, a própria cor azul é rara na natureza, por isso o significado espiritual da borboleta azul é ainda mais especial, ela representa a tranquilidade, a paz e a beleza da vida e tempos mais simples.

Elas também podem refletir os sentimentos de melancolia e nostalgia, uma saudade de lindas memórias, não as que prendem alguém ao passado, mas sim aquelas que dão forças para sempre seguir em frente, seja em relação à sua vida pessoal, profissional, social etc.

Além disso, em determinadas culturas, a borboleta azul também é um sinal de boa sorte, inclusive existe uma superstição que diz que elas podem realizar desejos.


Significado espiritual da borboleta branca

O significado espiritual da borboleta branca é único, pois traz paz, pureza, riqueza na vida e representa conexões espirituais. Acredita-se que as borboletas brancas são almas que já se foram deste mundo.

Portanto ver uma borboleta branca, seja em sonho ou não, pode querer dizer que o mundo espiritual tem uma mensagem para você. Esse recado provavelmente está relacionado ao próprio crescimento, sabedoria e transformação espirituais.


Significado da borboleta preta

A borboleta preta também é vista raramente, mas sua simbologia é importantíssima de se compreender, caso a encontre algum dia. Os seus significados são ambíguos, pois podem ser positivos ou negativos, dependendo do contexto, cultura e situação em geral.

Portanto ela pode ser interpretada como um presságio ruim, por exemplo, o fim de um relacionamento, demissão de um emprego ou a perda de alguém especial. Ao mesmo tempo, as borboletas pretas são vistas como um sinal de proteção contra energias negativas.


Significado da borboleta marrom

Em muitas culturas, a borboleta marrom representa a chance de uma nova vida, um recomeço, ou seja, podem ser tempos de boas notícias e mensagens chegando em breve, então é preciso manter a mente e os olhos abertos para receber e aceitar as mudanças que estão por vir.


Significado espiritual da borboleta bruxa

A borboleta bruxa, que na verdade é uma espécie de mariposa, é associada à má-sorte e à própria morte. Definitivamente não soa como um bom presságio, correto?

Porém, em relação à “morte”, pode-se considerar também a transformação e o renascimento. Às vezes, precisamos dar fim a certas situações que passaram do limite, e então recomeçar com novas ideias e visões.


Significado espiritual da borboleta monarca

As borboletas monarcas são mais comuns de serem encontradas no dia a dia, inclusive no Brasil, onde temos as monarcas sul-americanas. São muitos significados que essas borboletas podem carregar, como o de expansão e amplificação das mudanças positivas em sua vida.

Mas um dos seus principais significados, que difere dos citados até então, é o de começar uma vida nova e cheia de aventuras, que podem incluir viagens pelo mundo. Por isso, muitas pessoas escolhem a borboleta monarca como tatuagem para representar esse recomeço e a coragem de partir.


Significado da borboleta no xamanismo

O significado da borboleta no xamanismo não foge muito do que falamos até aqui, sendo assim, a borboleta é um animal de poder que simboliza a regeneração, a transformação e o renascimento. Elas são destemidas e cheias de coragem, logo refletem a sua capacidade de superar desafios e não ter medo das mudanças ou do desconhecido.


Significado de tatuagem de borboleta

A borboleta é uma opção de tatuagem muito popular entre as mulheres. Sua rica simbologia abre portas para inúmeras ideias e interpretações que tattoos de borboletas podem representar.

Confira alguns dos significados mais comuns para tatuagens de borboletas:

  • Liberdade e independência.
  • Beleza e perfeição.
  • Mudanças e transformações.
  • Graciosidade e dignidade, em termos físicos ou espirituais.
  • Renascimento após situações ou perdas traumáticas.
  • Conexão com a alma ou a natureza.
  • Manifestação da beleza interior.

As pessoas que optam por tattoos de borboletas podem ser tanto introvertidas quanto extrovertidas, mas adoram a natureza e a sua perfeição em si. Geralmente, essas pessoas também estão tentando dar um toque extra de amor e elegância em suas vidas.

Agora você sabe qual o significado espiritual da borboleta e como ela representa as transformações e mudanças na sua vida!

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.