O significado espiritual da dor nas costas

8min. de leitura

Você sabe qual o significado espiritual da dor nas costas?



Seja em toda a coluna ou apenas numa região, a dor nas costas pode estar relacionada a bloqueios e crises emocionais. Por exemplo, pode representar o medo de perder a liberdade, quando os outros mais precisam de sua ajuda.

A realidade é que a expressão “dor nas costas” bateu recorde de buscas no Google, em 2020. Provavelmente, graças à adaptação ao home office, por que muitos brasileiros precisaram passar por causa da pandemia e à quarentena.

Mesmo assim, as dores no corpo podem sim ter um significado espiritual. Ou seja, nem sempre estão relacionadas apenas a uma postura incorreta. Vamos ver então o que quer dizer a dor nas costas na parte espiritual!


Em primeiro momento, é interessante saber que o significado espiritual da dor nas costas pode ser mais complexo do que aparenta, isso porque as costas simbolizam o pilar da vida, que sustenta você para que fique em pé, movimente-se e siga em frente.

São vários significados de dores nas costas, que necessitam de uma análise de pessoa para pessoa, a fim de compreender exatamente a sua origem.

Quando surgem problemas e leves dores na coluna ou regiões específicas, é possível compreender como a sensação de falta de apoio emocional, moral ou mesmo espiritual. Pode ser que você acredite (equivocadamente) que não haja ninguém ao seu lado para amá-lo, proteger e ajudar quando mais precisa.


Por outro lado, se a dor nas costas é tão intensa, que impede você de se movimentar, o seu significado está atrelado à própria necessidade de esconder o seu amor pelos outros. É um bloqueio emocional dos seus próprios sentimentos. Nesse caso, é mais do que recomendado procurar ajuda médica o quanto antes.

Significados espirituais de dor nas costas

  • Falta de apoio emocional, moral ou espiritual.
  • Medo de perder a própria liberdade.
  • Inseguranças e preocupações sobre o futuro.
  • Resistência a mudanças e evoluções.
  • Estresse emocional em certa área de sua vida (trabalho, família, relacionamento, finanças etc.).

A sua dor na coluna é de alguma região mais específica, como a lombar ou o nervo ciático? Então, talvez você seja capaz de identificar o seu significado espiritual e/ou as suas causas físicas com mais facilidade.

Dor na lombar

Também conhecida como “lombalgia”, a dor na lombar é sentida no final da coluna. É uma região muito importante para o funcionamento de todo o corpo e possibilita a grande maioria dos movimentos que fazemos.

O significado espiritual da dor na lombar geralmente está relacionado ao medo e à insegurança diante da vida e do futuro. Essa dor pode retratar preocupações financeiras e até certa angústia por não saber exatamente o que fazer daqui para a frente.

A dor na lombar expressa as limitações que a pessoa sente na própria mente, paralisando-a tanto psicológica quanto fisicamente.


Dor no ciático

Já o nervo ciático, embora esteja ali próximo a lombar, é o maior nervo do corpo humano, que sai da espinha inferior e segue pela parte posterior de cada perna. Isto é, também representa o nosso sustento, que nos permite ficar em pé.

O significado espiritual da dor no nervo ciático segue a linha das questões emocionais. Mas aqui a dor ciática costuma estar associada aos sentimentos de raiva, tristeza, remorso e a dificuldade de aceitar mudanças.

Ainda mais por estar diretamente ligado às pernas, o seu significado pode estar conectado ao medo de enfrentar o novo ou seguir o seu caminho em busca dos seus sonhos. Às vezes, é o receio ou medo de se submeter a mudanças de outras pessoas ou acontecimentos.

Também depende do local exato da inflamação, podendo variar conforme a situação de cada pessoa.

O que são dores psicossomáticas? 

Sim, as dores nas costas podem ser psicossomáticas. Em outras palavras, significa que é possível estarem ligadas a questões emocionais. Em geral, as dores no corpo têm um significado espiritual que pode ser traduzido pelas emoções que sentimos. A falta do equilíbrio emocional e a forma como lidamos com nossas crises ou adversidades da vida refletem do corpo para a mente.

A dor nas costas de origem psicossomática revela uma condição de estresse psicológico que leva a dores físicas, diretamente ligadas ao modo como pensamos, sentimos e vivemos.

Saber cuidar de si mesma é indispensável para evitar que essas dores se originem de nosso psicológico e até de nossa alma.

Como controlar as emoções?

Se nosso corpo é afetado pelo que sentimos, então como conter as emoções negativas?

Poucas pessoas sabem como controlar o que sentem e dominar seus sentimentos. Não é uma tarefa fácil e exige muito autoconhecimento, paciência e reflexão. Mas os resultados valem a pena para obter uma qualidade de vida muito superior.

Dicas para aliviar dores nas costas

Espiritual ou não, as dores nas costas precisam ser tratadas ou, pelo menos a princípio, amenizadas. Existem formas terapêuticas de cuidar da nossa saúde mental e impedir que emoções pesadas sobrecarreguem e se transformem em dores na coluna.

Principais dicas para você aliviar suas dores nas costas:

  • Comece o dia com alongamentos, especialmente antes de trabalhar ou fazer exercícios físicos.
  • Preste atenção aos seus vícios de posturas e os corrija o quanto antes.
  • Pratique posições de yoga e pilates.
  • Aprenda a praticar meditação para melhorar a sua saúde mental e emocional, que podem ser a causa das dores nas costas.
  • Tome um banho para aliviar o estresse e relaxar.
  • Dê uma chance também para a acupuntura como uma terapia alternativa.
  • Faça atividades prazerosas para melhorar seu humor. Se a dor permitir, dance sozinha em casa ao som da música de que mais gosta, leia o seu livro favorito novamente, assista àquele filme que desperta a felicidade em você.
  • Tenha noites de sono melhores e se certifique de dormir em uma posição confortável.
  • Saia ao ar livre e sinta o sol em sua pele. Além de fornecer vitamina D, o nosso sol também é o símbolo da vida, energia e força espiritual de cada ser.
  • Encare a vida com mais alegria e leveza, aproveite a liberdade que você tem. Às vezes, a dor nas costas vem de dentro de você mesma, de se sobrecarregar com muita cobrança todos os dias.

Consulte um médico 

Por mais que as dores nas costas tenham um significado espiritual ou emocional, você não deve deixar de se consultar com um especialista, ainda mais quando se prolongarem por dias ou semanas e afetarem a sua qualidade de vida no dia a dia.

Um diagnóstico adequado, feito por um médico profissional, é indispensável para que qualquer lesão seja identificada e as melhores formas de tratamentos indicadas para você.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.