ColunistasFelicidade

Os 6 ativadores mentais da felicidade:

Estima-se que ao longo do dia, tomemos mais de mil pequenas decisões. Segundo os cientistas da Ben Gurion University, nos Estados Unidos, isso pode até nos levar a um transtorno chamado “Cansaço de decidir”. 


Os ativadores surgem, então, como atalhos, bem menos cansativos, e que nos ajudam a lidar com as mais diversas situações cotidianas de modo mais produtivo.

Os ativadores mentais ou gatilhos mentais estão relacionados com fatores sociais, emocionais e instintivos a que todos os seres humanos estão expostos. De modo geral são desencadeados por sensações e emoções, entretanto, também são de cunho muito pessoal, ou seja, o que funciona para mim e para você, pode não funcionar do mesmo jeito para outra pessoa.


Saiba que existem 6 ativadores mentais que podem nos ajudar a ativar nossa neuroplasticidade e reprogramar nossa vida de modo a nos tornarmos cada vez mais satisfeitos com a vida que levamos.

Os 6 Ativadores Mentais da Felicidade

O 1º ativador mental é a CALMA.  .

Ela é o 1º ativador mental para despertar a plena felicidade. Quando nos conservamos calmos, nossa frequência cardíaca se mantém estável, nosso organismo não se estressa e conseguimos pensar mais racionalmente em soluções para os problemas que possam surgir em nosso dia a dia.



O 2º ativador mental a ser trabalhado é a CONEXÃO.

Devido à rapidez com que a tecnologia vem se desenvolvendo e os novos recursos que vêm surgindo, estamos cada vez mais condicionados a nos conectarmos com as pessoas e com o mundo via internet, Whatsapp, celular e redes sociais. Estamos em uma era tão tecnológica, que estamos perdendo a habilidade de nos conectarmos uns com os outros quando estamos frente a frente com outras pessoas.



O 3º ativador é o da COMPETÊNCIA…

… e está diretamente relacionado à nossa habilidade de tomar decisões sábias e agir rapidamente. Quanto mais aprendemos, mais queremos aprender. É um ciclo onde conhecimento nunca é demais e quanto mais aprendemos, mais sábios nos tornamos.


O 4º ativador é a CORAGEM…


ou como dizia o leão de “O Mágico de OZ” gaguejando quando estava com medo: “Co co co coragem”.  E coragem significa ter perseverança, independente do que aconteça.


O 5º ativador é a COMPAIXÃO.

E compaixão significa “sentir com os outros”, é ter empatia e aceitar quem somos, aceitar que somos perfeitamente imperfeitos e que isso não nos faz menos adoráveis.  Dalai Lama dizia “Amor e compaixão são necessidades e não luxos. Sem eles, a vida, como conhecemos, não sobreviverá”.



O 6º ativador é a CLAREZA.

Uma das funções da clareza é nos possibilitar sair de uma percepção para uma perspectiva, nos facilitar manter o foco e vivenciar o que está acontecendo conosco e o que podemos fazer nessa situação. Sem a perspectiva, não podemos estabelecer objetivos e sem objetivos não é possível chegarmos a lugar nenhum.

___________


Direitos autorais da imagem de capa: rolffimages / 123RF Imagens

Porque fazer mais amigos pode nos tornar mais solitários:

Artigo Anterior

5 maneiras de visualizar e criar a vida dos seus sonhos:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.