Pare de encontrar desculpas para as coisas que dão errado em sua vida!

4min. de leitura

Você já percebeu que para cada acontecimento em sua vida, a culpa é de outra coisa? Quantas vezes você já escutou alguém dizer que a culpa foi de fulano, a culpa foi do outro, e até culpar Deus como autor de algum acontecimento?

A verdade é que se você não assume como autor de sua própria vida, sempre o que der de errado será culpa de alguém. Nos relacionamentos, por exemplo, quando um casal chega ao fim de um namoro, um sempre coloca a culpa no outro, certo?! As pessoas não conseguem, mas, principalmente, não querem viver com os próprios erros, por isso é fácil achar um culpado.



Um dia você é decepcionado, no outro dia você decepciona. O ser humano não é perfeito, e todos, em algum momento da vida, vão errar, então é preciso parar e pensar no que fazer, ao invés de arrumar desculpas.

A comodidade, por exemplo, em um momento da vida, como trabalho, deixa você infeliz, mas, ao mesmo tempo, você não consegue sair desta situação, e quando é questionado deposita toda responsabilidade em algum outro motivo.

Reclamar o tempo todo não muda nada, o que muda é você sair de sua zona de conforto e encontrar sua responsabilidade pelos acontecimentos da sua vida.

Você e ninguém mais, apenas você é o criador de sua trajetória aqui. Mas para conseguir assumir esse mapa da vida, você precisa entender o quanto você é o desenhista deste mapa.


Você assume com facilidade quando comete algum erro? Você foi dispensado de uma empresa e, claro, a culpa foi o corte de gastos. Você foi deixado pela pessoa amada e, claro, a culpa foi de uma terceira pessoa que chegou na relação. Você ficou doente e a culpa é do Universo.

Quantas vezes você já foi assim, ou já conviveu com alguém assim. Para uma sociedade saudável, é preciso o ser humano ter responsabilidade pelos menores de seus atos, suas ações e saber que quem criou determinada situação foi ele mesmo.

Não desenvolver uma tarefa por falta de tempo, não dar atenção ao parceiro por falta de tempo, não brincar com os filhos por falta de tempo. Essa é a desculpa mais utilizada na última década. Ninguém tem tempo para nada. Mas adivinhe só, você é o responsável por não ter tempo.


es Não arranje desculpas e não se acomode, saiba que você é tão criador, quando um escritor de um livro de ficção, tão criador quanto o artista que fez aquela obra prima em uma tela em branco, tão criador de sua vida, quanto Deus que criou o mundo.

Seja o responsável pela sua própria felicidade em primeiro lugar, tenha responsabilidade pelos seus erros, e assuma o controle você, e principalmente não deposite em outra pessoa a responsabilidade por você estar ou está.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: loganban / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 25/03/2018 às 7:03






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.