“por que está triste? não sei…” quantas vezes já ouviu isso?

5min. de leitura

No século XXI, esperava-se uma sociedade mais alegre e satisfeita, farta de um cardápio de estímulos, mais abundante do que em qualquer outra época. Vivemos numa sociedade tomada por estresse, ansiedade e depressiva.



Busca-se tanto o conhecimento externo, que o interno não é desenvolvido, o que acaba acontecendo são as frustrações, a irracionalidade ao lidar com as emoções. Se você é uma máquina de trabalhar, se preocupa demais em ganhar dinheiro e com o que falam ao teu respeito, vive aprisionado.

Não adianta uma mesa farta se vivem como miseráveis, prisioneiros de suas emoções. Se irrita com facilidade? Não tolera ignorância ou incoerência das pessoas? Muitos universitários tem se formado, mas tornam-se hábeis para lidar com máquinas e não com pessoas, e principalmente, não sabem lidar consigo mesmo.

POR QUE ESTÁ TRISTE - FOTO 01


Fazem o esperado, mas não surpreendem, não encantam, não motivam, não entendem que aprender a pensar e surpreender vale mais que muitos diplomas. Estudar é necessário sim, mas só isso não basta, compreenda.

A depressão é caracterizada por um estado em que o humor fica deprimido e melancólico. O indivíduo sente-se angustiado, ansioso e apresenta um enorme desânimo com uma falta de energia e, sobretudo, uma falta de vitalidade mostrando-se apático e sem motivação para enfrentar a vida.

Como disse o médico psiquiatra A. Cury: “nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana”.


Assim como diabetes, asma, hipertensão dentre outras doenças, a depressão é mais uma doença, que tem tratamento e precisa ser encarada com mais seriedade e menos preconceito. Nosso cérebro gosta tanto de desafios que se não tivermos nenhum problema, ele sozinho consegue criar problema do nada, porque não consegue ficar parado. Daí a importância de ocupá-lo.

Pratique o perdão. Isso mesmo! O perdão tem o poder de curar doenças graves, imagina só se tem o poder de curar sua depressão?! Sei que não é fácil perdoar e também sair da depressão sozinho porque passei por isso, e sei também que tristeza e a falta de vontade de viver são tamanhas, porém, se matar nunca será a saída. Lembre-se que sua mente tem um poder incrível de curar qualquer enfermidade. Comece a ler bons livros, porque quando lemos conteúdo de qualidade, reprogramamos nosso cérebro e elevamos o nível e a qualidade de vida. Não tenha vergonha da depressão ou de pedir ajuda para alguém isento e contar seus conflitos. Procurar um médico é importante para ajudar sair dela, porém você é o ator principal desse filme e por isso é importante você buscar força interior, para ser seu porto seguro durante as quedas naturais da vida que te levam a tal pensamentos ruins.

Sentir-se impotente e sem esperança são sintomas da depressão, não é a realidade da sua situação. Esse tipo de pensamento é o seu problema (distorções do seu pensamento) a manifestar-se. Isso não significa que você é fraco ou que você não pode mudar!

POR QUE ESTA TRISTE - FOTO 02

A chave para a recuperação da depressão é começar por procurar ajuda. O isolamento aumenta a manifestação da depressão, funciona como um combustível, por isso procure o contato com as outras pessoas, não as evite, mesmo quando você se sente como se estivesse sozinho no mundo. Procure ajuda espiritual e psicológica: Deus coloca pessoas boas em nosso caminho e você não precisa andar só. Mas, tudo fluí quando você permite.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! Eclesiastes 4.9-10

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.