Por que os casamentos estão durando menos?

3min. de leitura

No livro “Mediando Conflitos no relacionamento a dois” escrevi: Quando escuto falar em estatísticas que comprovam o aumento de casos de divórcio, não me furto ao pensamento de que cresce o número de pessoas que buscam novos consórcios, ou seja, não há nisso o significado de falência na instituição do casamento e sim de fracasso na parceria.



Minhas considerações foram comprovadas através da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada na edição do dia 20 de dezembro de 2013 no site do Estadão. O IBGE registrou crescimento, na última década, da proporção de recasamentos no Brasil, ou seja, de pessoas que se casaram mais de uma vez.

O preocupante é outro fator comprovado na pesquisa: as uniões estão durando cada vez menos.

Parece que vivemos uma realidade que propicia os desenlaces; muitas são as facilidades que impelem as pessoas a desistirem de manter por mais tempo seus consórcios.

Nada contra o divórcio de duas pessoas que, de forma madura, decidem buscar outros caminhos; mas o que presencio são muitas separações mal resolvidas, onde existiria claramente muita coisa ainda a ser vivida.


Tanto sofrimento ocasionado pela falta de habilidade em resolver conflitos, em comunicar-se claramente e em buscar o entendimento.

O pior é que não havendo mudança interior a possibilidade da situação se repetir em um novo relacionamento é muito grande.

Então novas separações se sucedem a ponto das pessoas descrerem do casamento e desistirem de viver as alegrias da vida em comum, lamentável!

Sempre ouvimos dizer que se não gostamos do resultado, precisamos mudar os fatores que levaram a ele, mas na prática essa verdade acaba sendo, muitas vezes, relegada.


Tudo porque as pessoas preferem culpar o outro pelas próprias frustrações. A consciência de que está nas mãos de cada um o poder de operar as próprias mudanças é essencial na construção de relacionamentos duradouros e satisfatórios.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: nathings / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 06/09/2017 às 4:32






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.