Quando tudo que te resta é estar sozinho com os teus pensamentos…

3min. de leitura

Na sua mostra “The Artist is Present”, Marina Abramovic convidou o público a sentar-se frente a frente com ela. A artista passou cerca de 8 horas por dia, durante 3 meses, no MOMA, em Nova Iorque, sentada diante de uma cadeira vazia, na qual os espectadores se podiam sentar quanto tempo desejassem.



O resultado foi incrível. O que ela descobriu foi que as pessoas, sem alternativa senão o silêncio e a quietude diante dela, olhando-a nos olhos, não tiveram solução senão estarem sozinhas com os seus pensamentos.

O estado de inércia e silêncio convida-nos a estarmos connosco mesmos, a redescobrir e reavaliar quem somos e o que queremos.

Por isso, no mundo de hoje, tão cheio de pressa e distrações constantes, o dom mais valioso que podemos cultivar é a paz interior.


“Paz não é estarmos num lugar calmo, sem caos e barulho – é estarmos no meio de todas essas coisas e sentirmo-nos em paz.”

Para adquirirmos essa paz incondicional, podemos começar por criar momentos de paz, deliberadamente isolarmo-nos por um período de tempo, e estar em silêncio.

Nesse silêncio, ouvimo-nos como nunca antes. Podemos até ficar assustados com a quantidade de burburinho presente na nossa mente, como entidades que habitam e não querem sair.


Mas somos nós quem convidamos os pensamentos que preferimos. O problema é que os nossos hábitos estão tão bem formados e ajudados pela Lei da Atração, que fica difícil mudá-los de um dia para o outro.

Quando não temos alternativa senão estarmos a sós com esses hábitos, temos motivação maior para mudá-los e criar um padrão positivo, para assim recebermos aquilo que desejamos.

Quantas vezes decidiste ignorar as situações externas e ficaste a sós com os teus pensamentos? Se foi apenas em ocasiões em que não tinhas alternativa, foi porque os problemas te causaram clareza – relembrando-te que tudo vem de ti, da tua própria mente, e que a tua perspetiva é tudo.

Decide mudar de perspetiva para melhor não só nesses momentos mais críticos. Mudar o teu padrão de pensamento requer uma mudança de hábito, e uma grande capacidade de foco.

Encontra a paz dentro de ti mesmo no meio do caos e estarás a cultivar um precioso dom no mundo de hoje.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.