Quem é o protagonista da sua vida?

3min. de leitura

Quem é o protagonista da sua vida? Parece que é uma pergunta com resposta fácil e óbvia. Se a vida é sua, quem mais seria, senão você mesmo?!

Porém, analisando mais a fundo, a média entre nossos desejos e realizações, por vezes, podemos notar um abismo. Aí é que entra a questão novamente: “Quem é o protagonista da sua vida?”



O protagonista de uma história, geralmente, é quem mais realiza. O personagem onde todos os caminhos e atenções se direcionam. E geralmente é o personagem que se dá bem no final.

Mas, afinal, como descobrir quem é o protagonista? 

Simples! Faça um teste rápido: Quem é a pessoa que você mais admira? Sendo essa outra pessoa, que não você, qual sua posição diante disto? Um admirador acomodado ou um admirador inspirado?

A resposta deste teste está na última pergunta! Afinal, olhando para um alvo, você apenas o admira ou tenta alcançar?


Se apenas admira, o protagonista da sua própria vida não é você! Infelizmente!

Gosto de dar o exemplo das redes sociais. Os famosos perfis do Instagram, no caso. Pessoas comuns e até incomuns, que muitas vezes mostram uma vida surreal, de viagens, experiências gastronômicas, corpos malhados, muito dinheiro e aparente sucesso.

Enfim, uma vida aparentemente impecável! Aparentemente, pois, na grande maioria das vezes é tudo ilusão, tudo patrocínio! Mas não vamos entrar neste mérito.

Não há problema em olharmos pessoas e admirá-las. O problema está em não nos inspirarmos com isso! Não buscarmos naquilo uma forma de motivação, de nos transformarmos em nossos próprios heróis.


Muitas pessoas menosprezam suas vidas, prejudicam sua saúde física e mental, entram em depressão por serem apenas espectadores e não protagonistas. 

Sinto que as pessoas estão carentes de um ídolo, um herói ou heroína. E acabam esquecendo de si mesmos, entediando-se com a própria vida e vivendo o sucesso do outro.  Assistem a vida do outro e o aplaudem, invejam-no, por vezes, mas não buscam subir no palco desta peça e apresentar a seu próprio roteiro. Apenas aplaudem e sofrem.

Diante disso, olhe para você e pergunte-se: Quem é o protagonista da minha vida? Se ainda não é você, não perca mais tempo!

Nunca é tarde para viver e até recriar a própria história. Admire, deseje e realize! Você pode ser sempre mais!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gaudilab / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 22/05/2018 às 6:32






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.