Seis mentiras sobre dieta

5min. de leitura

Seis mentiras que você precisa saber sobre dieta para levar uma vida mais consciente e saudável.



1. Você precisa fazer dieta para emagrecer

Na verdade, você precisa é de um forte propósito em que a educação alimentar faça parte dele. Quantas pessoas fazem dieta e emagrecem? Apenas uma minoria, pois a intenção de emagrecer da maioria das pessoas não está relacionada a um forte propósito e sim a um fraco objetivo que é logo esquecido já no primeiro encontro com um delicioso brigadeiro, por exemplo. Esse grande propósito não precisa estar relacionado à recuperação da saúde no caso de uma grave doença, embora muitas vezes isso ocorra. O propósito pode estar relacionado ao seu grande sonho e objetivo de vida, a se tornar uma nova versão de si mesmo, etc.


2. É preciso ser magro para ter saúde

Nem sempre. Tem muitas pessoas magras com elevados índices de colesterol, triglicerídeos e glicose. Se sua predisposição genética é ter sobrepeso, e se isso não afeta os índices normais das taxas sanguíneas, você pode ser uma pessoa um pouco acima do peso e saudável. A gordurinha a mais só não é saudável quando começa a afetar sua saúde, tanto física quanto psicológica. Mas não pense que é preciso apenas emagrecer para ter saúde, é preciso levar uma vida mais saudável e equilibrada.


3. Fazer dieta é fácil, só depende de força de vontade

Se fosse assim todas as pessoas seriam magras. Modificar hábitos é trabalhoso, requer bastante instrução e conhecimento. Tem algumas doenças que afetam o metabolismo, podendo dificultar ainda mais. Sem contar que o corpo humano normalmente considera a gordura também uma reserva de energia para o caso de precisarmos utilizar para sobrevivência, como no caso de graves doenças, jejuns prolongados, etc. Por isso não é tão fácil “vencer” o nosso organismo para acabar com parte dessa reserva. Mas também não é impossível e nem tão difícil quando estamos dispostos a modificar alguns hábitos e a trocar alguns alimentos viciantes por outros que realmente saciam para “enganar” o organismo.



4. Fazer dieta ajuda a controlar sua fome

A modificação de hábitos e a educação alimentar podem ajudar a equilibrar os hormônios controladores da fome. Se alguns hormônios como da tireoide, por exemplo, estão em desequilíbrio, é preciso fazer um tratamento adequado com medicamentos, em conjunto com a dieta.


5. Dietas fazem bem para o corpo

Depende da dieta! Se for essas dietas de 800kcal/dia que você encontra facilmente na internet, tenha certeza que é muito mais prejudicial do que benéfico. Já ouviu falar em taxa de metabolismo basal? É a quantidade de energia/kcal mínima que nosso corpo necessita diariamente para manter a atividade vital, ou seja, para manter o funcionamento dos nossos órgãos, em repouso. Essa taxa varia de pessoa para pessoa, e pode ser de 1500kcal até mais de 2000 kcal! Nesse caso, obviamente que uma dieta de 800kcal não vai fazer bem à saúde. Por isso as dietas precisam ser prescritas e acompanhadas por um profissional competente para isso.


6. Um corpo magro vai fazer com que se sinta feliz

É isso que observamos por aí? Será que todas as pessoas magras são felizes? A questão não é ser magro, e sim sentir-se bem consigo mesmo. E se para isso é preciso atingir um peso exato e saudável, batalhe para alcançar esse propósito, assim você se sentirá feliz tanto no caminho da conquista quanto ao alcançá-lo. Só não se esqueça de procurar um acompanhamento profissional personalizado e lembre-se de que a vida está acontecendo hoje, portanto não deixe para ser feliz somente depois, seja feliz agora!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: yacobchuk / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 28/04/2018 às 6:21






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.