21min. de leitura

Ser feliz: 18 dicas inspiradoras

Tenho algumas perguntas muito importantes para lhe fazer! Você é feliz? Aliás, você sabe realmente o que é ser feliz?



Quantas vezes você sentiu um vazio, como se algo lhe faltasse, para que finalmente pudesse alcançar a tal felicidade?

Muitas vezes, nós idealizamos o sentimento de felicidade, esperamos o tal do “feliz para sempre”, como se fosse um acontecimento grandioso, quase impossível de ser conquistado, o grande pote de ouro no fim do arco-íris dos contos de fada.

Mas vou lhe contar uma coisa que pode mudar seu olhar sobre o que é felicidade e lhe mostrar que é possível sim ser feliz, independentemente de como esteja a sua vida amorosa, sua situação financeira, seu lado profissional ou qualquer outro aspecto de sua vida. Ser feliz é definitivamente o caminho percorrido e não o pote de ouro no final dele.


Quer saber mais? Siga essas dicas inspiradoras que podem mudar seu ponto de vista sobre o que é felicidade.

18 dicas inspiradoras para quem quer ser mais feliz:

1. Tenha um objetivo

Podemos listar pequenas metas para curto prazo ou grandes objetivos para daqui a muitos anos, mas com certeza, quando temos algo que nos dê um motivo para levantar todas as manhãs da cama com um sentimento de alegria, isso nos traz felicidade. Mesmo diante de obstáculos, pois eles só servem para nos fortalecer no caminho.


Agora, quando você pratica o autoconhecimento e descobre seu objetivo maior, seu propósito de vida, a verdadeira transformação acontece dentro de você.

A importância de ter um objetivo é tão grande que, quando nos damos conta disso, um véu pode cair dos nossos olhos e passamos a enxergar nossa existência de outra maneira.


2. Não há sucesso sem esforço

“Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.” (Augusto Cury)

É, não existe fórmula mágica. Qualquer coisa que valha a pena na vida vai exigir um esforço igualmente grande para ser conquistada. Você decide estabelecer metas e realmente acha que todas elas vão se realizar por um milagre divino, sem nenhum esforço, e lhe trazer felicidade assim, sem mais nem menos?

Desde que nascemos, precisamos lutar para conquistar nossas vitórias. Só com esforço as crianças aprendem a andar, a falar; um adolescente só consegue passar de ano, se estudar.

Você quer ganhar dinheiro? Precisa trabalhar! Você quer perder peso? Precisa malhar, precisa fechar a boca! É simples assim.

Pare de se fazer de vítima a cada frustração. Se caiu, levante-se e siga em frente. Preste mais atenção e tente não tropeçar mais. Aprenda com seus erros, responsabilize-se por eles e vá em frente!

Você só vai colher rosas se plantar rosas e cuidar delas.


3. Não deixe que ninguém defina seu sucesso

sucesso é algo muito relativo, na minha opinião, é até abstrato demais. Eu preciso de sucesso na minha vida para ser feliz? O que é sucesso para mim?

Para algumas pessoas, sucesso é ter uma família linda e saudável, com filhos, uma bela casa e carro do ano na garagem. Para outras, sucesso é ser CEO de umas das maiores empresas do país. Há quem diga que sucesso é ser famoso e seguido por milhões de fãs, e também há os que pensam que sucesso é ter amigos, família, amor e saúde.

A única pessoa que pode saber qual é o tamanho do seu sucesso é você. Se você acha que ainda pode alcançar mais, então, ok, vá à luta, liste suas metas e objetivos, e siga em frente. Com esforço e dedicação, o sucesso chega.

Se você acha que já está onde queria chegar, ótimo. Que tal ir atrás de outras áreas da sua vida que também podem ser bem-sucedidas? Se está no auge da carreira, por que não trabalhar um pouco mais o lado espiritual, por exemplo? O Universo é fluidez, constante evolução, sempre podemos seguir nesse fluxo da vida.


4. Não tenha medo

Existe uma razão para sermos programados a sentir medo. Ele, muitas vezes, nos dá o alerta de perigo e nos protege diante de situações que realmente poderiam nos prejudicar. Mas o medo não pode nem deve nos paralisar diante a vida, não podemos deixar de encarar nossos desafios e seguir em frente por medo.

É normal sentir insegurança pelo que não conhecemos, mas o sentimento de medo é o oposto da fé, fé em si mesmo, fé na sua missão, fé no Universo.

Quando trabalhamos nossa energia sempre no positivo, não deixamos lugar para o negativo. Sabemos que todas as forças da natureza sempre trabalham a nosso favor, e não existe o mal, existem sim situações difíceis que aparecem em nossa vida para nos fortalecer, para nos fazer refletir, para nos conhecer.

Não existe o escuro, existe a falta de luz. Se você colocar luz no seu caminho, nas suas intenções, nos seus atos, não vai existir escuridão na sua vida nem motivo para ter medo.

Fé é acreditar no que não podemos ver. Não podemos ver o ar, mas sabemos que ele existe, e ele é essencial para nossa vida. Então pare de tentar controlar tudo, e de querer tornar visíveis coisas que não pode ver, mas que estão lá, a seu favor.

Acredite nisso!


5. Siga seus planos aos pouquinhos

Nenhuma pessoa sedentária acorda da noite para o dia maratonista. Ela pode decidir mudar seu estilo de vida, sua alimentação, introduzir aos poucos as atividades físicas no seu dia a dia e treinar, um pouco por dia, para vir a ser uma pessoa campeã em maratonas.

É importante definir suas metas, traçar planos e se organizar para fazer acontecer, fazer disso um hábito, tornar sua rotina um passo a passo cheio de trabalho para que seus planos aconteçam. Mas sem ansiedade, sem atropelar passos, sem desespero.

O caminho é tão importante quanto a chegada. Grandes planos, muitas vezes, não acontecem de uma hora para outra, é preciso planejamento, foco, disciplina. Então não tenha pressa de fazer acontecer. Mas também não deixe de lado as coisas necessárias, não deixe para depois, faça com o seu melhor, no seu tempo.


6. Saia da sua zona de conforto

Uma coisa é ter medo de tudo. Não pode! Outra coisa que não pode acontecer é viver apenas dentro daquilo que traz segurança, sem querer se arriscar, nunca. “Quem não arrisca não petisca”, como dizia minha avó. É a mais pura verdade.

Devemos ter coragem sair da nossa zona de conforto, porque só assim nos damos a oportunidade do crescimento pessoal. Quando encaramos desafios, ativamos nossa mente para reconhecer que existe muito mais coisas lá fora do que podemos imaginar. E essas coisas podem nos guiar em nosso caminho, no nosso desenvolvimento. É quando damos chance ao novo, por exemplo, conhecendo pessoas, atividades, culturas, e ampliamos nossa visão de mundo, nossa mente.


7. Enfrente suas inseguranças

Muitas pessoas confundem medo com insegurança e, apesar de serem parecidos, não são a mesma coisa. Já falamos sobre o medo, ele é a falta de fé na vida, em algo maior. A insegurança é, na maioria das vezes, falta fé em você mesmo.

Quando nos sentimos inseguros, geralmente é porque falta algo em nós, falta-nos autoestima, falta conhecer nosso potencial. Se temos insegurança de ficar sem trabalho, por exemplo, é porque acreditamos que será difícil encontrar outro. Mas se você estiver consciente do seu potencial, sabe que, se perder esse emprego, vai arrumar outro tão bom quanto ele ou até melhor, porque você é bom no que faz.

Descubra quais são suas inseguranças e converse com elas, trabalhe em cima das virtudes que você sabe que tem. Quando você foca nas suas virtudes, começa a perceber que a maior parte das coisas que o faz se sentir inseguro não tem motivo para atrapalhar os processos da sua vida.


8. Conheça suas emoções

Mais uma vez, volto a falar sobre olhar para dentro, fazer essa jornada dentro de si mesmo e se conhecer. Você precisa conhecer suas emoções, seus medos, inseguranças… O que lhe dá raiva e o faz reagir, o que faz você sentir alegria, o que lhe traz tristeza.

Quanto mais você for sincero consigo mesmo, sem fugas, mais seus sentimentos vão aflorar dentro de si, e quanto mais você conhecer seus sentimentos, mais dono de si você será, saberá como agir melhor diante das situações. Você vai saber como não reagir diante das atitudes do outro e vai saber dar peso real às coisas que lhe acontecem.

O que é realmente importante e que serve para lhe fazer pensar e crescer? E o que é inútil e que deve ser totalmente ignorado por você?

É se responsabilizar por seus sentimentos e saber que depende só de você para ser feliz. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo.”

Essa frase tão sábia atribuída a Platão não poderia dizer melhor. Somente quando nos conhecemos podemos alcançar nossa essência mais pura, nosso “eu” maior, que está acima de qualquer ego ou sentimentos banais, é quando nos conectamos com o divino e podemos ter a liberdade de ser quem realmente viemos para ser.


9. Dê liberdade a suas emoções

Para essa jornada incrível rumo ao autoconhecimento, existe uma regra essencial:

Ser verdadeiro consigo mesmo. Sem máscaras, deixe suas emoções fluírem. Virão coisas bem boas, virão também sentimentos ruins, perturbadores, intimidadores. Não se bloqueie, deixe-os vir, só assim você poderá entender as suas emoções e lidar com elas. É como uma guerra entre seu ego e seu “eu” divino. É como nos filmes sobre anjos e demônios, mas os anjos não vencem os demônios fugindo deles, eles os enfrentam com amor, compaixão e muita coragem. E vencem.

Com o tempo, vai ficando mais fácil, pois a culpa vai dando lugar à compreensão, e esta vem acompanhada de sabedoria.

Na verdade, é bem lindo o processo. Tente e você vai ver.


10. Aprenda com os erros

Essa é bem simples e direta. Você errou? Quem nunca [errou]? Todos nós somos seres humanos, portanto vamos errar enquanto estivermos vivos nesta Terra.

Assuma seu erro, perdoe-se, tente aprender com ele e bola para a frente! O importante é se perdoar sinceramente e tentar, de verdade, tirar lições dos seus erros e seguir adiante.


11. Não tenha vergonha dos seus sonhos

Do mesmo jeito que o sucesso é relativo para cada um, nossos sonhos também são pessoais e incomparáveis com os de outras pessoas. Não podemos medir o tamanho de um sonho e nunca dizer que é impossível realizá-lo.

Se você imaginou, logo isso é possível. Um sonho pode levar mais tempo para ser realizado do que outro, mas quando queremos algo, de verdade, lá do fundo de nossa alma, ele vai acontecer.

Claro, para isso precisamos de esforços, precisamos traçar um objetivo, uma meta a ser atingida, precisamos de planejamento. Dar o primeiro passo e mentalizá-lo sempre, todos os dias, muitas vezes.

Fazer um exercício de mentalização é muito importante, é dar forma ao sonho, vendo-o ali, acontecendo, conspirando com o Universo para que todas as energias trabalhem para você poder vivê-lo.

Sonhe e acredite no seu sonho!


12. Preste atenção aos seus sentidos

À medida que vamos trabalhando nosso autoconhecimento com meditação e exercícios de respiração, vamos nos sensibilizando interna e externamente, nossos sentidos vão ficando mais apurados, nosso inconsciente capta todas as energias e sensações que estão ao nosso redor. Nem tudo precisa ser consciente.

Acredite na sua intuição, ela é o seu “eu” interior conversando com você.


13. Esteja do lado de quem lhe faz bem

Sabe aquela pessoa que só de chegar perto parece que ilumina tudo ao seu redor, faz você sorrir, coloca-o para cima, faz você enxergar a vida mais colorida? Essa pessoa merece estar ao seu lado, então queira ficar perto de pessoas que lhe fazem bem, que o fazem sentir feliz. Energia positiva contagia.

Mas lembre: é importante ser você também essa pessoa para quem está à sua volta, você vai se sentir querido, amado, protegido.

Fuja de pessoas que só reclamam, que gostam de falar da vida dos outros e dos próprios problemas, isso joga sua energia lá para baixo. Está certo, nem sempre podemos evitar, então caso isso aconteça, tente equilibrar a situação e a energia em volta com a sua energia positiva.

Contagie o ambiente positivamente.


14. Dê sempre o seu melhor

Seja nas simples tarefas do cotidiano, como cozinhar para a família, ou em atividades mais importantes, como ajudar muito um amigo que precisa, dê sempre seu melhor. Faça-o com amor e alegria. Quando colocamos nossa vontade em nossos atos, fazendo o melhor que podemos, sentimos satisfação e prazer, os resultados aparecem.

Muitas vezes, pensamos que nossas atitudes não influenciam em nada ao nosso redor, mas estamos enganados. Cada vez que damos o nosso melhor nas coisas que fazemos, estamos colocando nosso coração e nossas melhores energias nessa ação. E tudo o que vai volta: você faz o seu melhor e será recompensado.

Com um trabalho bem feito, um agradecimento, um gesto de carinho, isso preenche nosso coração com felicidade.


15. Não se compare com os outros

A grama do vizinho é sempre mais verde, não é mesmo? Temos mania que olhar para a vida dos outros e nos comparar com eles, principalmente hoje em dia, com tantas redes sociais, onde todos postam fotos maravilhosas de sua vida perfeita. Isso nos dá abertura para achar que só nós temos problemas. Acredite, todos nós temos problemas, dificuldades, questões a serem resolvidas, a diferença está na dimensão que damos aos nossos problemas.

Ninguém é melhor que ninguém, e todos nós passamos por momentos bons e ruins, são fases. Se aquela sua amiga está na melhor fase dela e você, não, paciência, você tem de ver com outros olhos essa sua fase, é uma experiência por que você tem de passar para seu desenvolvimento, e sua vez de chegar a um momento mais tranquilo e feliz também vai chegar.

Cada um de nós está no lugar certo, fazendo a coisa certa, na hora certa, para o próprio crescimento pessoal. Nunca duvide disso. Nada é por acaso.


16. Seja sempre agradecido

Como eu disse no tópico acima, todos nós estamos onde precisamos estar, seja em um bom momento de nossa vida ou em um mais difícil. O importante é sempre ter em mente que tudo o que nos acontece é para o nosso bem, para servir de experiência nessa nossa caminhada de evolução.

Se começar a olhar com os olhos de agradecimento para tudo o que o rodeia, você se sentirá mais leve e tranquilo. Sim, agradeça sua dificuldade financeira, é por meio dela que você pode aprender sobre humildade, sobre o que é essencial, sobre ter criatividade, sobre ir à luta.

Aí você pode me falar: mas meu caso é de doença, como posso agradecer por isso? Sim, agradeça porque seu corpo está lhe mostrando que algo pode estar errado, a doença é a manifestação de tudo o que você é por dentro, e se há alguma coisa fora do lugar, ele vai dar sinais.

Agradeça, medite, procure respostas que vão além das coisas terrenas. Converse com o seu corpo, agradeça, conecte-se com o seu espírito e, novamente, agradeça.

Se você tem um lar, um prato de comida todos os dias, pessoas ao seu redor que o ajudam na sua jornada, agradeça! Se tem essa oportunidade de abrir os olhos todos os dias e simplesmente viver, agradeça!

Você pode escrever sua história a cada segundo que respira. Agradeça pelo Sol, pelos pássaros, pela vida, isso não é papo de religião, não, é a mais pura verdade. Experimente ter o coração cheio de gratidão todos os dias e você vai ver uma grande mudança acontecer dentro de você!


17. Lembre-se de que tudo passa

Tudo na vida passa, isso não é frase clichê, frase de caminhão, não, é uma frase de sabedoria, de verdade. No decorrer de nossa vida, temos vários acontecimentos que nos levam a diversas emoções: alegria, tristeza, medo, raiva, rancor, mágoa, orgulho, entre outros sentimentos que vêm acompanhados de vitórias, fracassos, superações, missões cumpridas, abandonos…

Agora, pare e pensa: você já viveu e sentiu tudo isso, não foi? E passou, não passou? E voltou a acontecer… E passou de novo… Quando estamos dentro de algumas situações, parece que aquilo vai durar para sempre, não conseguimos enxergar mais adiante, e sofremos. Mas, quando somos confiantes e objetivos e entendemos que tudo vai passar, o sofrimento não consegue nos dominar, porque sabemos que vai passar..

Serviu-nos para alguma coisa, e se aprendermos com a situação, ainda podemos tirar vantagens de qualquer acontecimento da nossa vida, bom ou ruim.


18. Não confunda alegria com felicidade

Assim como tudo nesta vida passa, o sentimento de alegria diante de diversas situações também passa. A alegria é uma emoção ligada ao ser humano, precisamos dela para sorrir, para levar a vida mais levemente, para ser uma pessoa solar. Mas a alegria vai embora a qualquer sinal de tristeza e dor, enquanto a felicidade é um estado de espírito ligado ao nosso ser divino, ela não passa, ela é, assim como nós somos.

Quando temos nossos objetivos de vida, somos corajosos o suficiente para encarar nossos desafios e cumprir nossas metas. Quando olhamos para dentro e praticamos o autoconhecimento, quando nos conectamos com a energia que flui do Universo, nós entramos em outro estado de ser, outro estado de viver, e vivemos com plena felicidade, porque ela é parte integral do nosso ser.

Ela independe da alegria ou tristeza, do medo ou da dor, ela está conectada com a nossa alma, ao lado do amor e da gratidão. Ser feliz vira um estilo de vida e não um conceito vago a ser conquistado sabe-se lá quando.

Você simplesmente é feliz porque sabe que está tudo certo sempre, porque tudo o que acontece é para seu melhor sempre.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Luís Fernandes/Pexels.

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 04/12/2019 às 7:14





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.