3min. de leitura

Seu estado de espírito pode ser alterado com música

A música é composta por melodia, harmonia e letra. Quando a música é tocada, partes diferentes do cérebro são ativadas, causando sensações e despertando as nossas emoções.

Portanto, é necessário ter muito cuidado com as nossas escolhas musicais, porque elas têm o poder de disparar gatilhos mentais no sistema límbico, associado às emoções e memórias.


A música é estimulante, tem a capacidade de manipular o que sentimos, isso porque se ouvimos uma música que gostamos, o sistema de recompensa cerebral é ativado, liberando hormônios do bem-estar.

Juntamente com a letra, a música pode moldar a forma como pensamos.

Nos comércios, a música pode definir o público que deseja atrair, ela pode ajudar a criar conexão com o cliente ganhar a sua fidelidade. Já o ritmo da música pode influenciar no tempo que o cliente permanece na loja.

No meio corporativo ela é usada para estimular a motivação dos funcionários e a produtividade.


Estudos científicos afirmam que a música clássica pode ajudar a superar as nossas dificuldades cognitivas, ou seja, ela nos ajuda a ter foco e facilita a aprendizagem. Este processo é independente da idade, por causa da neuroplasticidade. O cérebro modifica sua estrutura expressando uma capacidade plástica, promovendo a reconexão de circuitos neuronais.

A música é usada como tratamento, desde a antiguidade, ela pode relaxar a tensão, diminuir o estresse e melhorar o humor.

Ela também auxilia em muitos tratamentos convencionais, na reabilitação de doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Da próxima vez em que for escutar uma música, observe o efeito que ela causa em você e nos ambientes.


O importante é fazer uma escolha consciente!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: ulkas/123RF Imagens.


Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.