Sim, a vida ensina, mas você precisa estar disposto a aprender

4min. de leitura

A vida vai colocar no seu caminho obstáculos iguais ou semelhantes aos já encontrados, até que você consiga aprender a lição que precisa aprender e então ultrapassá-los.



Dias atrás, estava conversando com um amigo, querendo saber como andava o seu relacionamento, pois na oportunidade anterior em que havíamos nos falado ele estava retomando seu casamento, que quase esteve por um fio para acabar.

Querendo então saber se estava tudo bem, perguntei por sua esposa e, para minha surpresa, ele logo falou que terminaram e que não haveria mais volta. Por ser bastante próximo do casal, fiquei bastante triste.

Na realidade, sendo bem sincero, comecei a ficar triste, pois quase não conseguimos falar do seu relacionamento passado e logo ele começou a me questionar sobre outra mulher, conhecida de ambos, querendo saber se ela era comprometida ou não. Em seguida tentei dizer a ele que ficasse bem e tentasse passar um tempo sozinho, cuidando de si, até pensar em entrar em outro relacionamento.


Sua resposta foi que sim, que faria isso, mas logo em seguida confessou que já estava conhecendo outra mulher. Tentei alertá-lo que, do jeito que estava, ainda decepcionado com o rumo que o relacionamento anterior havia tomado, as chances seriam de ele cometer os mesmos erros e até aceitar que outra mulher fizesse com ele as mesmas coisas ruins que julgava terem sido decisivas para o término do seu casamento.

Então disse a ele que fosse com calma, que não se empolgasse, que apenas tentasse perceber que não há mal algum em ficar sozinho, se você estiver bem, se estiver tranquilo e que, na hora certa, no momento em que ele estivesse bem, uma pessoa legal apareceria para dividir a vida com ele.

Entre risos nervosos, ele me disse que até queria tentar fazer isso, mas que logo se envolvia, pois sentia-se uma pessoa carente.


Também entre risos e, aproveitando da intimidade que temos, disse a ele que então, infelizmente, ele entraria em mais uma “roubada” e viria novamente chorar suas mágoas comigo.

E é assim na vida, parece que as coisas se repetem até que você aprenda a lição que precisa aprender. Lembro de ter lido em um livro do escritor Paulo Coelho, uma história em que mencionava que um discípulo perguntava ao mestre o motivo para estar encarando determinado problema, determinada situação, pois já havia passado por aquilo em mais de uma oportunidade, ao que o mestre lhe responde: “Sim, você já passou, mas nunca ultrapassou!

É isso, a vida vai colocar no seu caminho obstáculos iguais ou semelhantes aos já encontrados, até que você consiga aprender a lição que precisa aprender e então ultrapassar tais obstáculos.

E lembrando do meu amigo, antes de terminarmos nossa conversa, repeti o aviso de que se cuidasse e, ele, prometendo que o faria, soltou aquele velho clichê:

Pode deixar, meu amigo, a vida ensina!

Percebendo que eram apenas palavras soltas, palavras que ouviu muito e que estava repetindo feito um papagaio, pois não as colocaria em prática, falei sem pestanejar:

Sim, amigo, a vida ensina, mas você precisa estar disposto a aprender!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.