Supere as emoções negativas e tenha uma vida mais leve



Superar alguma emoção desconfortávelé sentir-se leve e perceber que não é preciso reagir do mesmo modo que fizeram com você.

Como superar as emoções negativas? Como não se magoar?

Começamos, aqui, a superar as emoções negativas e você talvez nem tenha percebido.

Normalmente fazemos a nós mesmos as seguintes perguntas mentais: por que ele me magoou? Por que ele é tão negativo, tão cruel?

A questão não é ele, e sim você e sempre será.

O que quero dizer é que, sim, há atitudes e palavras que magoam. Mas há meios, como antídotos de evitar que tais mágoas se aprofundem em você e o(a) levem a uma possível depressão.

Quando alguém ou algo fragiliza seu emocional, causando-lhe mágoa, isso pode ter ocorrido de forma inconsciente e também de caso pensado pela outra parte.

Normalmente, os que nos magoam são pessoas próximas, que estão presentes no trabalho, na família e que de certa forma fazem parte do convívio social. Sendo assim, às vezes é inevitável um simples cumprimento.

Partindo deste ponto, há uma escolha interna da qual depende de você vigiar. Ou seja, você pode bloquear certas emoções, no mesmo instante que tal situação acontecer.

Mas o que é possível fazer para evitar que o meu emocional seja exposto? Acompanhe abaixo, algumas dicas de como superar as emoções negativas e ter uma vida leve.

“Conhece-te a ti mesmo”

Sim, essa frase tão filosófica, que mais parece um jargão, está cheia de conteúdo a ser explorado por você, caro(a) leitor(a).

Quando você conhecer o que lhe faz bem e o que o magoa, começará a analisar melhor o porquê dessas sensações, por exemplo, se vêm de algum trauma proveniente de uma relação pessoal anterior, ou se de alguma expectativa frustrada. Conheça-se primeiro e depois siga para o próximo passo.


Pergunte-se por que está magoado

Este é um momento delicado, que precisa muito ser trabalhado.

Sabe quando, às vezes, somos ouvintes de algum amigo e dizemos que ele está exagerando em tal sentimento negativo de mágoa ou tristeza?

Agora é a hora de você se autoanalisar sobre o porquê está magoado e se isso não poderia ser deixado para lá, como algo menos profundo.  É como se você se olhasse no espelho, onde requer coragem para enxergar a realidade e  se fazer tal pergunta.

Seja honesto neste momento, não tenha vergonha do que sente, mesmo que para os outros essa mágoa seja exagero.  Aqui é preciso se aceitar para então amadurecer.


Amenizando as emoções negativas

Agora que você já se magoou, o que resta a fazer é aprender com essa mágoa sobre o que isso soma à sua vida. Já imaginou?

Com certeza você não deseja ser uma pessoa amarga e cruel porque os outros o trataram assim.

Quando acontecer isso, tente olhar para fora, no sentido de que talvez a pessoa esteja em um dia ruim ou você tenha algo a aprender, para se fortalecer emocionalmente e conquistar autocontrole.




Como evitar a segunda vez?

O processo de superação de uma mágoa acontece aos poucos. É possível que você precise se afastar de algum ambiente, de alguém, até que se sinta mais fortalecido para que não se magoe novamente.

Em situações em que o contato é diário, o trabalho mental deve ser mais reforçado e é possível atingir a calma e evitar o sentimento negativo de algumas formas, tais como:

Com orações cheias de fé e que vêm do coração, com mantras elevando sua vibração, seu espírito, com boas leituras e com o mais simples dos métodos que é o silêncio.

Às vezes, uma emoção negativa, parte da abertura/oportunidade que damos à alguém com más intenções e que ainda conhecem nosso ponto fraco.

Pratique o silêncio, não só da boca fechada, mas também da mente quieta, e se alguém lhe perguntar o motivo de estar calada(o), diga apenas que está mais concentrado. Como resultado, isso afasta más energias e pessoas.

Outra forma de evitar mágoas pela segunda vez é dizendo NÃO.

Diga NÃO para você mesmo e deixe vazio o lugar de vítima. Dizer NÃO para si mesmo evita muitas frustrações no instante em que a mágoa quer ganhar espaço.

Diga NÃO para os outros também. Evite ser a pessoa que deseja agradar a todos, e que em troca recebe apenas desafetos. Diga NÃO para emprestar coisas, para fazer o que NÃO gosta. Diga NÃO de forma delicada e retire-se.

Diga NÃO e sinta o alívio de evitar uma mágoa. Você ganha energia e saúde com isso.


Pratique algo que lhe faça bem

Faça uma leitura, vá correr no parque ou no quarteirão, ouça uma música alegre e positiva.

Ocupe sua mente de coisas boas que lhe trazem saúde mental. Saia da TV, das mídias sociais, veja o mundo e a realidade que, muitas vezes, há coisas belas para apreciar e valorizar.

Valorize o que é bom e do bem, não dê raízes para mágoas. Tudo é passageiro, não crie mais um carma na sua vida.


Faça bem ao próximo

Quando focamos no bem-estar do próximo, seja uma pessoa ou uma planta, dedicamos amor, vontade e foco para outras coisas além do nosso Eu, nosso Ego ferido.

Fazer algo para o próximo além de demonstrar seu senso de humanidade, transforma você em algo maior que a mágoa que estava a dominá-lo.

Às vezes, até conversar, se possível com quem o magoou pode ajudar você a compreender as diferenças que existem e que desencadearam tal sentimento negativo.

O interessante aqui é deixar de ser vítima e ser alguém com um propósito de vida maior. Fazer algo bom ao próximo nos deixa leves e nos eleva.

Então, preparado para superar as emoções negativas? Deixe seu comentário!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens/deklofenak.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.