Um coração à beira do caminho…

3min. de leitura

 Como todos sabem, uma parábola é uma comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual. Certa vez, Jesus disse uma parábola que está descrita no livro de Mateus, capítulo 13:



Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.

Mateus 13:3-8

Na parábola, Jesus disse que parte da semente caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Fazendo a analogia ao nosso coração como sendo o solo que recebe a semente, o que seria um coração que estivesse como à beira de um caminho? Quando será que nosso coração se encontra à beira do caminho?


Uma pessoa em que seu estado emocional está à beira do caminho, seria alguém que sabe qual é o caminho, olha para o caminho, mas não está verdadeiramente trilhando seus passos por ele. Estar à beira do caminho significa estar à margem, estar excluído. Alguém que se encontra à beira do caminho, geralmente é uma pessoa que não sabe para onde ir, ainda está perdido em suas emoções, ainda não encontrou sua missão de vida. O solo emocional do seu coração não está pronto para receber uma semente viva, não está pronto para germinar plantas frutíferas e saudáveis.

Quando se está com o coração assim, à beira do caminho, não adianta semear. Qualquer que seja a qualidade e a quantidade das sementes, todas serão comidas pelas aves. As sementes não germinarão, elas serão levadas, as sementes serão devoradas e o solo do coração continuará seco e infértil, continuará à beira do caminho.

Como está o seu coração neste momento? Você está cuidando e fertilizando seu coração? Considerando que você tem a capacidade de trabalhar seu coração para receber as sementes de vida, como você está cuidando dele?


Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.