Um minuto no futuro ou uma hora no passado?


Dias atrás, passeando pelos posts do facebook, vi um que dizia: “Um minuto no futuro ou 1 hora no passado… o que você escolheria?”
Resolvi fazer uma enquete informal e perguntei a algumas pessoas de várias idades e contextos. Para minha surpresa, 99,99% delas responderam sobre voltar ao passado! Claro que não foi uma pesquisa metrificada etc etc etc. Foi apenas no campo subjetivo.
Ouvi e li coisas e depoimentos muito interessantes, nessa “volta ao passado”:
- … Talvez fizesse tudo exatamente igual… ”
- … O passado é uma referência, o futuro uma incógnita…
- … 1h no passado porque o futuro vem de qualquer jeito!
- …reviver momentos que foram maravilhosos e com pessoas maravilhosas que hoje nem estão mais por aqui…
Fiquei pensando porque o passado é tão fascinante? Será porque ele tem um “cheiro doce” de infância, de adolescência… de acalanto… de uma vida mais simples e por que não, generosa? De lembranças que nos aquecem! Sempre temos histórias para contar e quando assim fazemos passeamos num sentimento tão bom… aquele sorrisinho suave no cantinho da boca sempre vem!
Minha opção a pergunta também seria voltar ao passado. Num primeiro momento me veio à mente a ansiedade em voltar para resolver minhas “pisadas na bola”, aquelas que depois que você faz, para, pensa e diz: Puxa vida, podia ter feito diferente!
Mas aí eu parei e pensei melhor e descobri que, sim, adoraria voltar ao passado para reviver tudo exatamente como foi. Afinal, se sou quem sou hoje, devo a esse passado e a essa história. Erraria igual, mas acertaria também! Minhas escolhas, certas ou erradas, construíam quem sou.
Talvez, só mudasse o tempo e a qualidade deles com as pessoas que amo. Menos cara feia e ímpetos adolescentes e mais sorrisos e suavidade. Ainda tenho o gosto do último abraço à minha mãe perdida. Isto, sim, faria diferente. Ah, mas a lembrança sempre é nossa dádiva!
Tempos preciosos que nos marcam deliciosamente! Já diz a marchinha de carnaval… “Recordar é viver… “.
E quanto ao futuro? Ah, este como dizem, “a Deus pertence”… ou ainda…”o melhor da festa é esperar por ela…”. Então, vamos viver também o nosso presente (com força e vontade) com a nossa referência de passado e com a nossa expectativa de futuro!
E você, por onde quer passear, no seu passado ou no futuro? Conta pra gente? Tenho certeza de que iremos ouvir coisas fantásticas!
_________
Direitos autorais da imagem de capa: sondem / 123RF Imagens
* Matéria atualizada em 17/12/2017 às 6:48
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.