7min. de leitura

A única pessoa que pode atrapalhar a sua vida é você!

Deixe de atrapalhar a si mesmo e faça as pazes consigo!

Não! Não me venha com essas histórias de que você é uma pessoa perseguida, de que tem pessoas fazendo maldade para você, de que os outros tem inveja, de que não te deixam fazer algo, que não te dão uma chance, de que os outros não te valorizam, não te dão atenção… chega!


Eu até sei que tudo isso de certa forma existe, mas você já percebeu como você joga a responsabilidade da sua vida para os outros? Já parou para notar que tudo que acontece de ruim parece vir de fora? Já pensou em como você vive esperando as coisas melhorarem no mundo e as pessoas mudarem para você ficar bem?

Me desculpe te dizer, mas se você percebeu que é assim, você sofre de uma grave crise de “dependência externa”. E o principal sintoma dela é a falta de “posse de si”. Mas o que é posse de si? Posse de si é autodomínio, é apoio incondicional, é não se abalar facilmente com as situações, é não se perturbar com o que os outros falam de você, é apoiar mais suas decisões e suas consequências do que a opinião dos outros. Quem não tem essa posse dentro, vive procurando lá fora alguém para suprir isso. Quer achar alguém que dê o amor, a atenção, o respeito, a valorização, a compaixão que não dá para si mesmo.

Como a maior parte das pessoas não dá isso para ela, o mundo passa a ser então um lugar muito perigoso. A pessoa se sente ferida, rejeitada e magoada com os outros.


É a partir daí que surgem esses pensamentos de que tem sempre alguém ou alguma coisa atrapalhando a vida.

Você pode ter se encaixado nesse perfil, e eu me obrigo então a acordar você e te contar uma coisa: Você não é tão importante assim!

Claro que você é alguém muito importante para si, para vida, pra todo o Universo, do contrário você não existiria. Mas você não é assim tão importante para os outros. Podem existir os que te amam, os que te odeiam, e até aquelas que cuidam mesmo da sua vida e até “tentam” te atrapalhar. Mas a maioria das pessoas está envolvida com sua própria vida e nem tem tempo para isso.  Porque por mais que alguém tente lhe fazer mal, a única pessoa que realmente tem o poder de atrapalhar sua vida é você.

Você atrapalha a si mesmo, todas as vezes que não se dá valor. Pois todo o mal que pode agir na sua vida só vem através de você mesmo. Você é seu pior inimigo, quando você se menospreza, quando acredita merecer pouco, quando se considera menos que os outros, quando não se acha capaz, quando inventa desculpas para não agir, quando coloca mil defeitos em si mesmo, quando deixa de amar porque se feriu, quando escuta mais o orgulho do que o seu coração, quando coloca o medo na frente dos seus sonhos. Você trabalha contra si mesmo quando dá ouvidos a crítica do mundo e se abandona, ao invés de ficar do seu lado e se apoiar.


Tudo que você precisa nesse momento não é a aprovação dos outros ou uma certeza exterior. Tudo que você precisa é da sua força, do seu apoio, do seu incentivo, da sua aprovação, do seu prazer, da sua alegria, da sua compreensão, da sua paciência, do seu perdão, do seu amor. Todas as forças da vida só agem a seu favor quando você está do seu lado.

Pare e olhe para o seu passado: de quantas coisas você já desistiu por não se achar capaz? Quantas vezes você deixou de se apoiar nas horas difíceis? Quantos foram os momentos que você olhou para o espelho e se achou feio, não gostou do seu corpo, se achou menos que os outros?

Você não precisa de inimigos quando é você mesmo que atrapalha sua vida!

Nós vivemos em sociedade e é claro que necessitamos dos outros, mas a pior falta que você pode sentir é a falta de si mesmo.

Quando você não está aí dentro, incentivando, apoiando, levando você para frente, não há elogio, incentivo ou força externa que faça você melhorar.

Você é seu maior obstáculo quando não está do seu lado. Afinal, é você que se poda, se retrai, se reprime e se esconde.

O MÍNIMO que você deve fazer é se apoiar. É claro que no mundo existem situações complexas, pessoas difíceis de lidar, momentos desafiadores. E se nesses momentos você não estiver do seu lado, nem Deus ajudando melhora. Porque todas as forças divinas só podem agir ATRAVÉS de você.

Agora quando você faz esse “mínimo”, tudo se transforma. Porque você deixa de ser um obstáculo para si e passa a ser um ponto de apoio e de incentivo. Afinal, do mesmo modo que podemos nos atrapalhar, podemos nos ajudar. Ninguém tem tanto poder na nossa vida quanto nós mesmos. E você, o que anda fazendo consigo?

Tenha a certeza de que muitas pessoas podem querer te atrapalhar, mas se você estiver do seu lado, nada pode conspirar contra ti.

Pois, no momento em que você confia na sua força e se torna o seu próprio porto-seguro, a sua fortaleza, não existem obstáculos que possam te fazer parar!

Deixe de atrapalhar a si mesmo e faça as pazes consigo!

____________

Direitos autorais da imagem de capa: sjhuls / 123RF Imagens




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.