Use o tempo a seu favor e seja mais feliz!

5min. de leitura

Você já se questionou sobre a forma como está gastando seu tempo? Sobre a quantidade de horas do seu dia que gasta com redes sociais, assistindo televisão e com navegações inúteis na internet?



No início do ano a minha televisão estragou. Costumava assistir muitas séries e filmes. Era algo que eu realmente gostava de fazer. As primeiras duas noites sem ela, nem que fosse só para ficar como plano de fundo enquanto eu navegava na internet ou fazia outra coisa qualquer, foram ruins, meio que vazias.

Entre o período em que a televisão estragou e ficou pronta (levei em mais de uma assistência e o prazo foi longo), passaram-se quase dois meses. Sem a televisão precisei arrumar outras atividades e voltei a ler antes de dormir que era algo que eu amava e deixara um pouco de lado. Quando ela voltou já tinha me acostumado a não ter TV. E o resultado é que hoje assisto bem menos televisão. Muito menos mesmo.

Tem semana em que nem a ligo, para falar a verdade. E fiquei muito feliz por sobrar tempo para outras coisas.

Outro hábito que tentei mudar e melhorei muito, foram as navegações inúteis na internet. Daquelas em que você entra em um site, vê um link interessante e clica e quando você vai ver, já está lendo um assunto completamente diferente do que foi realmente pesquisar.


Sites desses do tipo que tem em sua página inicial uma parte de noticias (geralmente catástrofes e violência); fofocas de famosos e esportes são um dos tipos de sites que bani da minha lista de visitações, pois geralmente mostram coisas nada relevantes para minha vida. Afinal, saber que a famosa da vez terminou com o fulano, e que usou um vestido de não sei quantos mil reais em determinada festa realmente não afetará minha vida.

Noticiário é uma coisa que não vejo também. O mundo está cheio de coisas ruins acontecendo? Sim, está! Mas há muitas coisas boas ocorrendo também e em proporções maiores que as ruins. Só que fatos bons não dão tanto ibope quanto tragédias, não é?

Enfim, chego às redes sociais. Quantas vezes não me peguei visitando a página da prima da tia do cunhado da fulana que estudou com a amiga do meu colega de trabalho? Quando via, já tinha passado uma hora ou mais do meu dia, ficando no feed do Instagram ou dando likes em publicações do Facebook, que são as redes sociais que uso além do Whatsapp.


Hoje existem aplicativos que ajudam a monitorar o tempo que você gasta na internet e com redes sociais. Já tentei utilizar, mas o tempo que gastei com o app era o mesmo que gastaria navegando. Então achei inútil para mim.

Assim, resolvi calcular o tempo que gastava com redes sociais, internet e televisão e reprogramá-lo da melhor forma possível e a meu favor.

Não deixei de usar as redes sociais (tentei tirar completamente, mas vi que tem coisas legais nas redes sociais de que gosto), mas hoje gasto bem menos tempo nelas e sobra mais tempo para fazer coisas realmente importantes.

Dessa forma, com algumas adaptações (e que ainda podem ser melhoradas) hoje consigo fazer mais coisas que considero legais como ler, desenhar, escrever, preparar lanches e comidas saudáveis que não conseguia fazer antes quando gastava meu tempo com televisão, internet e redes sociais.

Ainda tenho que melhorar alguns aspectos nesse sentido, mas já vejo uma mudança significativa em minha vida e consigo ser mais feliz dessa maneira.

E você? Como está usando seu tempo? Tem alguma mudança que possa fazer para tornar seu dia a dia melhor e mais feliz?

__________

Direitos autorais da imagem de capa: Priscilla Du Preez on Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.