4min. de leitura

Valorize-se como pessoa e ser humano. Isso não é orgulho, é amor por si mesmo.

Vamos falar sobre paz e amor?

Muitos falam sobre paz e amor, e eu percebo que há um entendimento muito equivocado sobre o que é ser paz e amor. Acham que paz e amor é você ficar na sua, é não ter que fazer nada e deixar as coisas acontecerem, é ficar ali na zona de conforto, qualquer coisa que acontece, você deixa isso para lá, mesmo sabendo que aquilo está errado, e você diz: “tudo do bem, paz e amor.”



Só que não é bem assim, pois a consequência disso é a repressão dos sentimentos. E uma hora isso vai explodir.

As consequências da repressão podem ser graves e podem acarretar, muitas vezes, em doenças psicossomáticas como depressão, por exemplo. Muitas pessoas têm o hábito de deixar as coisas irem passando, falar e fazer o que querem com elas pois acham que isso é humildade. Muita gente tem uma visão muito errada sobre o que é ser humilde, sobre paz, amor e outras virtudes e acabam entrando em um buraco, caem em depressão e/ou em diversas outras doenças.

Não pode existir paz, quando há repressão, quando se  a pessoa joga a sujeira embaixo do tapete, porque é isso o que acontece. Muitas pessoas velam as coisas, deixam para lá, pelo medo. A banda O Rappa cita em umas de suas canções de sucesso, cujo nome é “Minha alma”, uma frase muito interessante que tem tudo a ver com o que estamos discutindo agora, um trecho dessa música diz: “Paz sem voz, não é paz. É medo.” E isso já explica tudo.


Não deixe que ninguém lhe diga palavras ruins, palavras que ferem o seu ser sem nenhuma razão plausível para isso, sejamos livres de alma! Que a gente não tenha que precisar de ninguém. Digo isso não para que você seja orgulhoso e soberbo, mas existem muitas pessoas que fazem favores apenas esperando algo em troca de você, nem que seja sua submissão a ela, ou para você achar que você deve algo a ela e usar isso para manipulá-lo, ou seja, não é um favor genuíno.

Isso é prender a sua alma. Não há liberdade quando você acha que deve alguma coisa para alguém.

Não fique preso às pessoas pelos favores que fizeram a você, e sim porque você genuinamente gosta delas!

Isso é o que eu quero para mim, é uma questão de escolha, e eu escolho não ser medíocre.


Valorize-se como pessoa, como ser humano. Isso não é orgulho, é amor. Amor por si mesmo. Disse Jesus: Ame o próximo como a ti mesmo.Começa com você, você se amando de verdade, você ama o outro verdadeiramente, sem falsidade e jogo de manipulação. Isso é amor. Seja amor.

Martin Luther king disse: “É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer às leis injustas.” Nessa frase também cabem as pessoas injustas. Toda a injustiça. É um dever nosso desobedecer, para que a humanidade seja melhor, seja verdadeiramente Paz e Amor e não só uma frase de efeito.


Direitos autorais da imagem de capa: freestocks.org from Pexels

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 01/02/2018 às 4:59





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.